Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

No próximo domingo, 21, uma caravana composta por 210 jovens missionários do Tocantins irá seguir para o Rio de Janeiro (RJ) com o objetivo de participar da JMJ - Jornada Mundial da Juventude. O grupo é formado por jovens que, por questões financeiras, não poderiam participar do evento, que acontece entre os dias 23 e 28 de deste mês. O evento também marca a primeira viagem internacional do Papa Francisco.  

“Já tinha até perdido as esperanças de ir”, disse emocionado o jovem de 16 anos do município de Goiatins, Radames Assis Queiroz, quando perguntado sobre a sua participação na JMJ. O estudante e dezenas de outros jovens de baixa renda do Tocantins fazem parte de um grupo selecionado pela igreja católica, com o apoio do Governo do Estado, para participar do maior encontro da Igreja Católica no mundo.

Em Recursolândia, na região nordeste do Estado, foram selecionadas duas jovens – as mais atuantes do movimento católico. Outro critério que também foi adotado para a escolha de todos os jovens que vão compor a caravana apoiada pelo Governo do Estado foi a renda familiar. “Não teria condições financeiras de participar da Jornada. Essa será uma experiência que vai mudar minha vida. Agradeço a Igreja e ao Governo por isso”, afirmou a universitária de 21 anos, Saudeane Ribeiro Oliveira, de Recursolândia.

Com a parceria entre a Igreja católica e o Governo do Estado, por meio da Sejuv – Secretaria Estadual da Juventude, o Tocantins irá fortalecer ainda mais a participação do jovem tocantinense na Jornada e o trabalho de formação de jovens líderes que possam multiplicar boas práticas e ideias. “Essa é mais uma forma que encontramos para trabalhar contras as drogas, a violência e os demais problemas que nos cercam (a juventude). Tenho certeza que cada jovem que voltar aos seus municípios desse encontro irá transformar para melhor o meio em que vive”, ressaltou o secretário da Juventude, Olyntho Neto. 

Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro internacional dos jovens com o Papa que dura aproximadamente uma semana - realizada a cada 02 ou 03 anos. A última edição internacional da JMJ foi aconteceu em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países. Neste ano, no Brasil, a Jornada terá início no dia 23 deste mês e vai até o dia 28 na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O lema será: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.