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O governo do Estado deu início à construção de mais uma Escola de Tempo Integral (ETI) em Palmas. Localizada na quadra 206 Norte, a unidade terá capacidade para atender 1.500 alunos do ensino fundamental e médio. Com área total de 10 mil metros quadrados, estão sendo investidos aproximadamente R$ 10 milhões na construção da ETI.

Segundo o assessor técnico do Departamento de Desenvolvimento da Educação da Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins (Seduc), Lucas Xavier, a sétima ETI de Palmas terá estrutura para oferecer aos estudantes mais oportunidades de desenvolvimento das habilidades. “Nas ETIs os estudantes passam a ter mais horas dentro da escola, tendo a oportunidade de construírem o conhecimento com abordagens práticas nos laboratórios, além da possibilidade de ampliar os conhecimentos em artes e esportes”, afirma.

Xavier conta ainda que a extensão da carga-horária possibilita que os estudantes tenham apoio nutricional e cuidados odontológicos. “Além de conhecimento, atividades físicas e de cultura, as ETIs também dão suporte nutricional aos alunos através de refeições balanceadas, e também oferece tratamentos odontológicos e acesso à saúde”, ressalta.

Obras

As obras da ETI estão em andamento, sendo que de acordo com a Seduc devem ser finalizadas em 12 meses. Ao todo, serão investidos R$ 10.904.291,50 para construção de uma área de 10.581 metros quadrados.

A escola de Palmas terá 21 salas de aula, cinco laboratórios (informática, química, física, matemática e biologia), seis salas para artes, duas quadras poliesportivas, piscina semi-olímpica, refeitório, auditório, biblioteca, consultório odontológico, sala de primeiros socorros e descanso.

ETI

O Estado tem ao todo 550 escolas estaduais, sendo 49 de Tempo Integral distribuídas de norte a sul. De acordo com a Seduc, os benefícios que a ETIs proporcionam aos estudantes são: melhora significativa na aprendizagem, concentração, atenção e rendimento do aluno. Libera os pais para o trabalho, supre a necessidade de praticar esportes, proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso dos estudantes, possibilita a orientação dos estudos e tarefas, supre carências de lazer, cultura e acesso à tecnologia. Assim como desenvolve hábitos de higiene, melhora a convivência em família e afasta o risco social.