Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Aproximadamente mil trabalhadores terceirizados, que prestam serviços para a Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins (Celtins), paralisam suas atividades nesta quarta-feira, 24 de julho, em todo o Estado. O Sindicato dos Trabalhadores em Eletricidade do Estado do Tocantins (STEET), que representa os empregados informou que a greve foi deflagrada devido ao descumprimento do Termo Aditivo da Convenção Coletiva de Trabalho negociado entre o Steet e o sindicato patronal que representa as empresas terceirizadas, o Sindicato da Construção Civil (SINDUSCON/TO).

O Termo Aditivo prever um reajuste salarial médio de 30% para os profissionais terceirizados e aumento do ticket alimentação, passando de R$ 104,50 para R$ 400,00, como forma de compensar as pretensas medidas propostas pelas empresas, com a implementação de uma nova jornada de trabalho, que prejudica o trabalhador no ponto de vista econômico, já que haverá supressão de horas extras e adicional de sobreaviso, reduzindo significativamente sua remuneração. Percebendo a manobra e a injustiça que o empregador cometeria contra os trabalhadores, o Steet entrou na negociação e após um longo período de negociação as duas entidades sindicais chegaram a um consenso, onde celebraram e construíram o documento.

Ao ser comunicada da negociação, a Celtins não reconheceu o Termo Aditivo e as empresas terceirizadas recorreram à Justiça do Trabalho com o objetivo de anular as condições negociadas na convenção. A Justiça do Trabalho deferiu liminar em favor das empresas, suspendendo a aplicação do reajuste salarial e do ticket alimentação aos empregados terceirizados.

No dia 12 de julho houve uma audiência na justiça trabalhista, que serviu apenas, para o juiz do processo receber a defesa dos sindicatos envolvidos e marcar uma nova audiência para o dia 12 de agosto. No entanto, o Steet e trabalhadores entendem que este prazo está muito dilatado e que nesta audiência ainda não haverá solução do impasse, motivando a deflagração da paralisação com o intuito de pressionar as empresas a cumprirem o que já foi negociado entre as partes envolvidas.

Celtins

Por meio de nota a Celtins informa que vai fazer o possível para que não haja interrupção no fornecimento de energia elétrica para a população.