Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nos dias 27 e 28 de julho Palmas será palco da nona edição do Concurso Nacional de Quadrilhas, o maior evento junino do País. Pelo segundo ano consecutivo a capital tocantinense sedia o Concurso com a participação grupos do norte, nordeste, centro oeste e sudeste. Serão 19 quadrilhas de 18 estados. Os representantes do Tocantins são os grupos Caipiras do Borocoxó e Cafundó do Brejo, ambos da capital.

Na Praça dos Girassóis, será construída uma grande arena com barraquinhas de comidas típicas e artesanato. Nos dois dias do Concurso a abertura será feita por grupos de danças da região de Catira, Sussia e Folia de Reis. Haverá ainda a participação especial da quadrilha junina evangélica Busca Fé, de Brasília, e caravanas de 15 municípios tocantinenses.

O evento é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), em parceria com a Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas (Confebraq) e a Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto).

Seminário Estadual para Jurados de Quadrilhas Juninas

Na sexta-feira (26) será realizado, no auditório do Palácio Araguaia, o 1º Seminário Estadual para Jurados de Quadrilhas Juninas, que se estende até o dia 27, com o tema: O Saber Junino com fonte de informação e formação do conhecimento. O evento é voltado a jurados, dançarinos, professores de dança e pessoas interessados em conhecer mais sobre a avaliação das quadrilhas juninas. Os palestrantes são do Ceará, Goiás, Tocantins e Distrito Federal.

“Esta é a primeira vez que o seminário é realizado e vamos abordar temas relacionados aos julgamentos e quesitos, por exemplo, figurino, coreografia, repertório musical, evolução e harmonia”, explica Lucas Xavier, assessor técnico da pasta. Para participar, os interessados podem entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento da Educação da Seduc.

Também no dia 26, no hall do Palácio Araguaia, será aberta a exposição “Idumentárias e Adereços do Movimento Junino no Brasil”, onde estarão figurinos e fotos das quadrilhas juninas do Tocantins nos últimos concursos. (Ascom Seduc)