Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foram decretadas as prisões do ex-prefeito e então secretário de Governo de Crixás, Abodon Mendes Ferreira e da secretária Municipal de Administração e Finanças, Elza Borges Ferreira, sua filha. Os mandados atendem o pedido do Ministério Público Estadual (MPE) e foram determinados, no último dia 21, pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Gurupi.

Nesta quarta-feira, 24, a polícia cumpriu o mandado de prisão contra Elza. Ela está presa Gurupi e será transferida para a Cadeia de Lagoa da Confusão. Agora, a polícia civil busca cumprir a prisão preventiva em relação a Abdon.

Os dois respondem uma dezena de Ações Penais e Ações Civis Públicas sob acusação de desvio de dinheiro público, lavagem de dinheiro, fraude em licitação, falsidade ideológica. Em algumas ações, a acusação é pela prática de até três vezes o mesmo crime, sendo inclusive já condenados em outra ação, em primeira instância à pena de 06 anos de detenção, em regime semiaberto. Apesar do exposto, os dois figuravam até a data da prisão como secretários na gestão do atual prefeito “Gean do Abdon”, sendo este, filho de Abdon e irmão de Elza.

Por estas razões, a Justiça reconheceu que mantê-los livres compromete a garantia da ordem pública. “A garantia da ordem pública está fundamentalmente associada à possibilidade de perpetração de novos delitos”, enfatizou o Juiz Ademar Alves de Souza Filho na decisão.