Esporte

Foto: Aldemar Ribeiro Rally dos Sertões passará pelo Tocantins e chega a Palmas na próxima segunda, 29 Rally dos Sertões passará pelo Tocantins e chega a Palmas na próxima segunda, 29

Com a mudança na programação do Rally dos Sertões este ano, pilotos de todas as categorias deverão passar dois dias em Palmas durante a competição. A capital receberá os pilotos na próxima segunda-feira, 29. Natividade e a região do Jalapão também fazem parte do roteiro do grupo.

Para receber pilotos, equipes e a imprensa que acompanha a prova, o governo do Estado está preparando uma grande estrutura na Praia da Graciosa. A expectativa é que o evento atraia milhares de curiosos e interessados em ver de perto os carros, motos, caminhões e quadriciclos que cortam trilhas e levantam poeira pelo interior de Goiás e do Tocantins.

De acordo com o chefe de gabinete da Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado (Adtur), Jones Soldera, a estrutura começa a ser montada a partir dessa quinta-feira e conta com tendas de vivência, banheiros, chuveiros, tendas para a direção de prova e estrutura de suporte para a imprensa. “Como os pilotos começam a chegar na segunda-feira (29), o tempo é suficiente para a montagem de toda a estrutura”, garantiu.

A estimativa, conforme Soldera, é que entre cinco mil e oito mil pessoas passem pela área dos boxes durante os dois dias de passagem do Rally pelo Tocantins. O levantamento, segundo o chefe de gabinete da Adtur, foi feito levando em consideração as planilhas de visitantes desde a primeira passagem dos pilotos pelo Estado.

Conhecido como um das maiores competições Off Road do mundo, o Rally dos Sertões é uma ótima oportunidade de levar o nome do Tocantins e, consequentemente de Palmas, para diversos países por conta da cobertura jornalística da corrida. De acordo com o representante da Adtur, a competição será transmitida para mais de 15 países. “Este é um evento que divulga o Estado internacionalmente. As imagens são replicadas para diversos países e tivemos relatos de pessoas que visitaram o Tocantins após a cobertura do Rally dos Sertões”, completou.

Novo trajeto

Nas edições anteriores, a largada do Rally era realizada em Goiânia e os veículos cruzavam os Estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pernambuco e encerrava em Fortaleza, no Ceará. Em 2013, no entanto, os competidores chegarão a Palmas e retornarão a Goiânia, mas passando por um trajeto diferente que inclui o Jalapão e a região de Natividade.  Ao todo, serão 2.578 quilômetros de competição entre os dois Estados.

A largada da prova é nesta quinta-feira, a partir do meio-dia. O Tocantins estará representado por Marieta Moraes, na categoria motos OV4 - Over 45.

Festival

Juntamente com a chegada das equipes do Rally ao Tocantins, será realizada a abertura oficial do Festival Gastronômico Cozinha de Boteco, na Avenida Palmas Brasil. Segundo o representante da Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado, o evento contará com a participação dos competidores. “O Festival será realizado durante todo o mês, mas nós programamos a abertura para coincidir com a passagem do Rally pela cidade”, comentou Soldera.