Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Programa de Assistência aos Municípios (PAM), do Governo do Estado tem levado obras de infraestrutura viária a diversos municípios da região do Bico do Papagaio, no extremo norte tocantinense. Na cidade de Nazaré, estradas vicinais e estaduais vêm recebendo as obras do Governo do Estado através do Programa e do pacote de obras da Agência de Trânsito e Máquinas do Estado (Agetrans). Ao todo, 150 famílias devem ser beneficiadas com os cerca de 60 quilômetros de obras nas rodovias da região.

De acordo com o prefeito Clayton Paulo, as obras em parceria com o Governo do Estado beneficiam a população à medida que levam maior qualidade de vida a produtores e moradores. Para ele, os principais beneficiados com as obras do PAM são os pequenos produtores da região rural da cidade. “Que podem escoar sua produção com tranqüilidade e segurança. E não só eles, os alunos são beneficiados por conta do transporte escolar. Esta parceria da Prefeitura e Governo do Estado tem tudo para ser duradoura”, destacou.

As obras, conforme o chefe da Residência da Agetrans de Tocantinópolis, Gilvamar Moreira de Sousa, estruturam as estradas vicinais dos municípios, beneficiando pequenos produtores e estudantes que precisam do transporte escolar. "São obras de infraestrutra que visam principalmente a recuperação de estradas vicinais que ligam os municípios às suas zonas rurais", completou. 

Moradora da região conhecida como Buritizinho, a dona de casa Edna Pereira da Silva possui dois filhos na escola. Para ela, com a construção da estrada que agora passa em frente à sua casa, sua vida e a de sua família tem a melhorar. “Antigamente, quando a gente tinha que ir para o lado de lá (da cidade), tínhamos que colocar as coisas nas costas e ir. Hoje a gente já consegue ir de carro”, comemorou.

O aposentado Raimundinho Conrado lembrou do período em que o único caminho que tinha era de areia e poeira. “Antes era muito complicado. Não passava nem carro por aqui. Hoje as coisas mudaram muito”, frisou o senhor de quase 80 anos.

Etapas

Esta é a segunda etapa do Programa de Assistência aos Municípios na Região do Bico do Papagaio. Neste ciclo estão sendo atendidas as cidades de Nazaré, Riachinho, Palmeiras, Aguiarnópolis e Darcinópolis. Na primeira etapa, receberam as obras os municípios de Buriti, Esperantina, Araguatins, Praia Norte e São Sebastião do Tocantins. (ATN)