Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Hospital Geral Público de Palmas (HGPP) implantará a partir desta quinta-feira, dia 1º, uma Central de Prontuário do Pronto Socorro para facilitar a tramitação interna dos prontuários desde a entrada do paciente até a sua alta médica. Divididos em duas turmas, os escriturários que vão atuar no setor passaram por capacitação nesta terça e quarta-feira, 30 e 31, com o objetivo de se adaptarem à nova demanda. Dentre a pauta de discussão estão as instruções do trabalho, o cumprimento das normas, além do fluxo de controle de prontuários e pacientes.


No início do treinamento, o diretor geral da unidade, o médico Paulo Faria, falou da importância da medida para o funcionamento do HGPP. “É mais uma ferramenta que visa dar agilidade aos serviços prestados aos usuários e à segurança na atuação dos profissionais”, ressaltou. Quem ratificou a explanação do diretor foi à colaboradora Iraídes Morais, reafirmando que o preenchimento do prontuário é criterioso. “A capacitação vai me deixar mais confiante para desenvolver o meu trabalho. Um nome errado pode comprometer todo o atendimento”, informou.


A coordenadora dos escriturários, Neurilene Gomes da Cruz, também explicou que todas as informações que constam no documento devem ser conferidas. “O prontuário é essencial para o acompanhamento da evolução do estado de saúde do paciente e elucidar possíveis as questões jurídicas”, avaliou, referindo-se a dados como a identificação do cadastro do paciente, exames complementares, prescrição médica e sumário de alta. Neurilene reforçou ainda que o formulário deve seguir uma sequência correta e uma ordem cronológica de montagem.


A expectativa da direção é que a Central do Prontuário do Pronto Socorro (PS) facilite a assistência prestada ao paciente na rotina do HGPP. “O hospital é de todos nós e esse novo sistema de controle de prontuário deve aprimorar os serviços realizados diariamente pela nossa equipe. A intenção é que o atendimento do hospital melhore constantemente, principalmente no atendimento oferecido no PS que é a porta de entrada da unidade”, reforçou. (Ascom)