Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Maior acompanhamento da saúde dos idosos com programas específicos que proporcione uma velhice saudável, oferta de empregos e economia pujante, crescimento nos índices educacionais, são alguns dos fatores que levaram Pedro Afonso para uma posição de destaque no Tocantins de acordo com o ranking do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), aferido pelo Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e divulgado na última segunda-feira (29).

O "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013", o IDHM, pesquisado pela ONU, coloca Pedro Afonso na 6º posição entre as melhores cidades tocantinenses para se viver.

Longevidade

Entre os três itens pesquisados, a longevidade é o que teve mais destaque, com um índice de 0.846, considerado bom. Neste item estão consideradas saúde, qualidade e tempo de vida.

Segundo o prefeito Jairo Mariano (PDT), um dos motivos para os números positivos é a implantação de programas como Direito de Viver e Envelhecer com Dignidade que atende cerca de 150 idosos com programação semanal, envolvendo dança, hidroginástica, fisioterapia, acompanhamento médico, brincadeiras, passeios, entre outras atividades.

Educação e esperança de vida

Em educação, a cidade também se destacou, com índice de 0.664. A esperança de vida de uma criança ao nascer em Pedro Afonso é de 75,77 índice maior que o da capital do estado que ocupa a primeira colocação em qualidade de vida no Tocantins, 74,71.

Renda

Com mais empresas, mais pessoas no mercado de trabalho e salários mais elevados, além de possuir uma das maiores indústrias do Tocantins no município, Pedro Afonso, conseguiu o índice de 0.669.

Saiba mais

O IDH mede o nível de desenvolvimento humano de determinada região. É a terceira vez que o órgão da ONU realiza o levantamento sobre a situação nos municípios do País, as outras duas edições da pesquisa foram divulgadas em 1998 e 2003.

O IDH dos municípios vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de um, melhor. O índice considera indicadores de longevidade (saúde), renda e educação.

Confiante

Ao analisar os números o prefeito, Jairo Mariano (PDT), comemorou a colocação do município, frente a outras cidades consideradas maiores no Tocantins.

O gestor disse estar confiante no trabalho que está sendo realizado e afirmou que o objetivo é melhorar ainda mais o IDH de Pedro Afonso, nos próximos anos.

“Com o planejamento que estamos fazendo para a cidade esperamos melhorar em breve nossa colocação. Nosso objetivo desde o período eleitoral sempre foi melhorar a qualidade de vida da nossa gente, tanto é que é um lema dentro da nossa administração. Estamos próximos a isso, com o planejamento vamos superar essa meta”, finalizou.