Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Aprovado pela 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada em abril na cidade de Aparecida/SP, o Regional Norte 3 da CNBB será instalado nesta quarta-feira, 7 de agosto, no Centro de Evangelização Casa de Maria Rainha da Paz, em Palmas/TO.

Estarão presentes no evento o representantes das pastorais, movimentos, associações, congregações, novas comunidades e clero das cinco dioceses pertencentes ao Regional, com seus respectivos bispos. "A instalação do Regional Norte III dará um impulso missionário para a evangelização do Tocantins", disse o arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães.

O Regional Norte III

O território Regional Norte III é constituído pelo Estado do Tocantins, com a extensão territorial de 277.620,858 Km², e formado por 139 municípios do Tocantins e mais sete municípios do Estado de Goiás, somando uma população de aproximadamente 1.500.453 habitantes.

É composto pela Arquidiocese de Palmas, pelas dioceses de Porto Nacional, Tocantinópolis e Miracema do Tocantins e pela prelazia de Cristalândia. Tem como presidente dom Philip Dickmans (diocese de Miracema), vice-presidente dom Romualdo Kujawski (diocese de Porto Nacional) e secretário dom Rodolfo Weber (prelazia de Cristalândia).

Possui 178 paróquias, contando com as presenças de 183 padres diocesanos, 30 religiosos, 33 diáconos permanentes, 101 religiosas, 15 Novas Comunidades e centenas de leigos e leigas, membros das pastorais, dos movimentos, dos organismos e dos serviços eclesiais. E possui ainda um Seminário que acolhe atualmente cerca 45 seminaristas, de Filosofia e de Teologia, e um Tribunal Eclesiástico.