Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Prefeitos de 17 cidades do Consórcio Intermunicipal da região Centro-Oeste do Tocantins reúnem nesta quarta-feira, 07, a partir das 9h, na sala de reuniões da Seplan - Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública, para eleger a nova diretoria dos consórcios intermunicipais da região Centro-Oeste.

 No dia 25 de julho, os prefeitos e representantes reuniram-se com técnicos da Seplan para discutir sobre a implantação dos consórcios. Na ocasião o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira, enfatizou que estas reuniões são resultados das consultas públicas. “Só a sociedade ganha com estas parcerias, pois enquanto um gestor cede o maquinário, o outro paga o funcionário, e outro entra com o combustível, assim todos são beneficiados a um custo menor”.

 Conforme o diretor de Desenvolvimeto Regional da Seplan, Raimundo Casé, os consórcios visam cooperação e ampliam a efetividade das políticas públicas.

 Os municípios que compõem o consórcio são: Consórcio Intermunicipal Região Centro-Oeste: Porto Nacional, Abreulândia, Barrolândia, Paraíso do Tocantins, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis do Tocantins, Lagoa da Confusão, Marianópolis do Tocantins, Monte Santo do Tocantins, Nova Rosalândia, Pugmil, Araguacema, Oliveira de Fátima, Fátima e Dois Irmãos do Tocantins. Além dos prefeitos, a reunião contará com a participação do Secretário Flávio Peixoto, e a equipe do Coppe - Conselho Coordenador de Programas e Projetos Estratégicos. A implantação dos consórcios faz parte da Agenda de Desenvolvimento do PDRIS – Programa de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável.

 Sobre os consórcios

São finalidades específicas do consórcio atuar, planejar ou executar, por meio de ações regionais. Como manter, ampliar e melhorar as estradas, investir em saneamento básico. Desenvolvimento Econômico, por meio do fortalecimento e modernização dos setores estratégicos, incentivar às micro e pequenas empresas, promover ações visando trabalho e renda.

 Ampliar a oferta de leitos públicos, articular e oferecer programas de educação permanente. Fortalecer a qualidade do ensino infantil, na educação. Estimular a cultura local, além de ações a favor dos direitos humanos. Colaborar com a redefinição das estruturas tributárias dos municípios e ampliação de suas capacidades de investimento. (Ascom Seplan)