Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em solenidade no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na tarde desta quinta-feira, 8, foi formalizada a contratação, pela Prefeitura de Palmas, do Instituto Áquila, empresa especializada em soluções gerenciais que vai dar consultoria e implementar um programa de gestão na administração pública municipal.O valor total do contrato é de R$ 1,6 mi. A contratação do Instituto chegou a ser alvo de questionamento por parte de alguns vereadores inclusive parlamentares da base da atual gestão como Junior Geo e Rogério Freitas que afirmaram que o município poderia ter realizado licitação para escolher a empresa.

A solenidade contou com as presenças do diretor técnico e sócio máster do Instituto Áquila, Raimundo Godoy, e dos secretários municipais de Planejamento e Gestão, Adir Gentil; da Saúde, Nicolau Esteves; de Governo, Thiago Andrino; da Transparência e Controle Interno, João Lira Braga; do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Waldemar Júnior; entre outras autoridades, vereadores e servidores públicos.

“A Prefeitura está dando hoje um passo importante rumo à modernização da gestão pública”, afirmou o secretário de Planejamento e Gestão, explicando que o projeto do Instituto Áquila inclui, entre outras ações, um módulo de capacitação gerencial que será implementado em todas as áreas da administração municipal.

“Vamos capacitar um grupo grande de servidores para serem gestores e multiplicadores de informação”, explicou Adir Gentil, enfatizando que o objetivo é promover uma melhoria no desempenho da máquina pública, com reflexos positivos para todos os cidadãos, ao mesmo tempo em que se vai buscar uma economia de recursos.

O secretário municipal de Saúde, Nicolau Esteves, explicou que o Instituto Áquila vai desenvolver e entregar para a administração pública, ferramentas de gestão modernas e que já foram empregadas, com sucesso, tanto na iniciativa privada quanto no serviço público. “Nós já temos nossas metas e objetivos traçados, tanto na saúde quanto nas demais áreas do governo municipal, e estabelecemos estratégias para atingir essas metas e objetivos. O Instituto Áquila vai então nos ajudar a chegarmos onde queremos”, disse Esteves, classificando a contratação da consultoria como “um investimento que o município de Palmas está fazendo em prol da melhoria da qualidade de vida de toda a população”.

Transformar o serviço público em referência para a população, em termos de qualidade e eficiência, é o resultado a ser alcançado com o programa de qualidade implantado na Prefeitura de Palmas. A afirmação é do diretor técnico e sócio máster do Instituto Áquila, Raimundo Godoy, que vê a melhoria do serviço público como uma condição indispensável para que o Brasil possa dar um “salto gigantesco” no IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. “Temos que melhorar a produtividade na administração pública e também a competitividade”, disse ele, lembrando que os beneficiados diretos são os cidadãos.

O contrato firmado com o Instituto Áquila tem prazo de 12 meses, período em que será realizada a capacitação de servidores e colocadas em prática as ferramentas de gestão a serem, desenvolvidas. “Quem mais vai aproveitar disso tudo são os funcionários, através da qualificação técnica”, concluiu Raimundo Godoy.

Instituto Áquila

O Instituto Áquila é uma empresa especializada em soluções de gestão, reunindo cerca de 330 profissionais, grande parte deles com experiência internacional. Prestando consultoria tanto no serviço público quanto na iniciativa privada, o Instituto desenvolve e coloca à disposição de seus clientes soluções gerenciais de ponta, através de ferramentas que proporcionam ganhos em eficiência e redução de custos. Entre seus clientes no setor público estão os governos estaduais de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, e prefeituras como a de São Paulo. (Com informações da Assessoria)