Esporte

A Secretaria Estadual dos Esportes e Lazer (SEL) realiza, neste domingo, em Aliança do Tocantins a primeira etapa do Circuito Estudantil e Paralímpico de Corrida de Rua do Tocantins, que este ano chega a 16ª edição. A largada será às 8 horas, em frente à Prefeitura da cidade. A prova terá um percurso de 8,4 quilômetros.

Na prova principal, são sete categorias em disputa: Feminina (acima de 15 anos), Juvenil masculino (entre 15 e 23 anos), Adulto masculino (24 a 32 anos), Veterano masculino I (33 a 41 anos), Veterano masculino II (42 a 50 anos), Veterano masculino III (51 a 59 anos) e Veteraníssimo masculino (acima de 60 anos).

A SEL também realizará corridas diferenciadas para crianças, atletas paralímpicos e alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). As distâncias serão adequadas às categorias e às idades dos participantes.

As inscrições podem ser feitas na prefeitura de Aliança ou no local da competição, até uma hora antes da largada.

Este ano, o Circuito foi dividido em nove etapas. Além de Aliança, também serão realizadas provas em Dianópolis, Almas, Miracema, Tocantinópolis, Colinas, Paraíso, Gurupi e Araguaína.

Por prova, os cinco primeiros colocados da corrida principal e os três melhores da Apae e da categoria paralímpica (masculino e feminino) vão receber prêmios em dinheiro, além de troféus.

Ranking estadual

Em cada etapa da corrida principal, os oito primeiros atletas vão somar pontos para o ranking estadual.  Ao final da temporada, desde que tenham pontuado em, no mínimo cinco provas, os cinco melhores corredores vão receber prêmio em dinheiro. Além disso, os dois líderes do ranking, masculino e feminino, receberão da Secretaria dos Esportes e Lazer (SEL) passagens aéreas, hospedagem e alimentação para representar o Estado na 89ª Corrida Internacional de São Silvestre, realizada tradicionalmente em 31 de dezembro, em São Paulo.

O regulamento, calendário e ficha de inscrição estão disponíveis no site da Secretaria (www.esportelazer.to.gov.br).

Categorias

Categoria feminina (acima de 15 anos)

Juvenil masculino (de 15 a 23 anos)

Adulto masculino (de 24 a 32 anos)

Veterano masculino I (de 33 a 41 anos)

Veterano masculino II (de 42 a 50 anos)

Veterano masculino III (de 51 a 59 anos)

Veteraníssimo masculino (acima de 60 anos)

Infantil Feminino e Masculino (10 e 11 anos)

Infanto-Juvenil I Feminino e Masculino (12 e 13 anos)

Infanto-Juvenil II Feminino e Masculino (14 anos)

Atletas Paralímpicos Feminino e Masculino (acima de 12 anos)

Alunos da Apae Feminino e Masculino (acima de 12 anos)