Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Os estudantes tocantinenses já estão se preparando para a 2ª fase da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), cujas provas serão realizadas no próximo dia 14 de setembro, em todo o Brasil. No Tocantins estão classificados 9.801 alunos, oriundos de todos os municípios brasileiros.  

O coordenador regional, Paulo Cleber Mendonça Teixeira, explicou que a participação dos alunos na Olimpíada traz novos horizontes para eles. Paulo frisou que os finalistas das etapas passadas estão cursando engenharia, medicina, em importantes centros universitários. 

Os locais de provas estão disponíveis no site www.obmep.org.br. Até o dia 13 de setembro, a escola terá que fazer o cadastro no site dos professores de Matemática dos alunos classificados, estes também concorrerão a prêmios. 

A Olimpíada de Matemática está sendo realizada em três níveis, sendo 1, com alunos matriculados em 2013, no 6º ou 7º ano do ensino fundamental; 2, alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental e nível 3, os estudantes do ensino médio. 

Está é a 9ª edição da OBMEP, que é uma realização do IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), os alunos finalistas recebem uma bolsa de estudos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) com vigência de um ano.  

A OBMEP foi iniciada em 2005, e vem crescendo a cada ano, na promoção do estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Em 2012, cerca de 19,1 milhões de alunos se inscreverem na competição, com participação de 99,4% dos municípios brasileiros.  

No Tocantins, três coordenadores regionais são responsáveis pelo andamento da Olimpíada. São eles: Gisele Detomazi Almeida, da UFT, Campus de Arraias (e-mail to01@obmep.org.br); William Carlos de Sousa, da Diretoria Regional de Formação e Gestão de Araguaína (e-mail to02@obmep.org.br) e Paulo Cleber Mendonça Teixeira, da UFT, Palmas (e-mail to03@obmep.org.br).