Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Palmas sediou, nesta sexta-feira, 16, o segundo encontro promovido pelo Conselho Regional de Economia do Tocantins (CORECON/TO) com o objetivo de discutir o planejando e o desenvolvimento regional. O Tribunal de Contas (TCE/TO), a Secretaria Estadual do Planejamento (SEPLAN), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a federação das Indústrias (FIETO) e o SEBRAE, são parceiros na realização dos eventos, que apontam o planejamento como principal ferramenta para o crescimento local.

Estiveram presentes os presidentes do TCE/TO, José Wagner Praxedes e do CORECON, Francisco Viana Cruz, o secretário estadual do Planejamento, Flávio Peixoto, o coordenador do curso de Ciências Econômicas da UFT, Higino Piti,  os representantes da FIETO, José Roberto Fernandes, e do SEBRAE, Luciana Retes.

 Durante a abertura, o prefeito da Capital, Carlos Amastha, parabenizou a direção do CORECON pela iniciativa e disposição em realizar parcerias e projetos sem ônus para as prefeituras, visando assim o crescimento dos municípios.

 Já o presidente do CORECON, Francisco Viana Cruz, declarou que “o objetivo do Conselho de Economia é efetivar uma cultura de planejamento”. Ainda em sua fala, apresentou alguns números sobre a evolução do Índice de Desenvolvimento Municipal (IDHM) das cidades da região. 

 Os representantes de cada instituição parceira comentaram sobre a importância do planejamento para o desenvolvimento dos municípios e suas disponibilidades em contribuir com o crescimento regional.

O presidente do TCE/TO, conselheiro José Wagner Praxedes declarou que “o planejamento é a maior ferramenta que o município possui. O foco sempre deve ser o conhecimento sobre o que a sociedade precisa para ser este o ponto inicial e principal, da boa gestão”. Ressaltou ainda que buscar parceiros é crucial. “Os municípios devem elaborar bons projetos para buscarem recursos, principalmente junto ao Governo Federal”, declarou.

Ao final, o evento ficou aberto para discussão, perguntas e compartilhamento de experiências.

 Também participaram do encontro os prefeitos de Guaraí, Genésio Ferneda; de Lajeado, Márcia da Costa Carvalho; de Miracema, Magda Borba; de Miranorte, Frederico Henrique de Melo; de Pedro Afonso, Jairo Soares Mariano; representantes das prefeituras de Paraíso e Porto Nacional; presidentes das câmaras municipais de Guaraí, Cláudio Alencar Leão; de Miracema, Alberane Borba; de Pedro Afonso, José de Ribamar Coelho Soares, e de Porto Nacional, Fernando Manduca. (Ascom)