Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Programa de Ações de Controle das Queimadas do Tocantins (Pacqto) vem mobilizando alunos da rede pública de ensino em atividades de conscientização para preservação do meio ambiente. Neste mês de agosto, está aberto o prazo para escolha da melhor redação/vídeo inscrito no concurso cultural Repórter Mirim, com o tema “Como salvar minha cidade das queimadas?”.

O prazo para votação já está aberto no site http://pacqto.to.gov.br/votacao. As concorrentes são Rayssa da Silva Gomes, da Escola Municipal Odair Lúcio, 3º ano, em Gurupi, com tema “Gurupi sem queimadas”; Hellen Cássia Silva Souza, da Escola Paroquial São Vicente de Paula, 5º ano, em Araguaína, com tema “Diga não as queimadas”; Amanda Caroliny Sgorla, EMTI Maria José Alves Miranda, 4º ano, em Tupirama, com tema “Como salvar minha cidade”. Todos os trabalhos poderão ser conferidos na página do Pacqto pela internet.

O processo de seleção teve início no ano passado, com mais de mil redações inscritas. Destas, as nove melhores foram selecionadas e os autores serão premiados com uma viagem ao Jalapão. De acordo com a diretora de Marketing, da Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom), Eliane Campos Oliveira, das nove melhores foram selecionadas ainda as três que mais se destacaram, para concorrer a uma viagem com acompanhante para a Walt Disney World, na Flórida, Estados Unidos. “A votação vai até o dia 10 de outubro, pois no dia das crianças, 12, faremos a entrega dos prêmios”, frisa.

O Pacqto

É um programa de ações continuadas, realizado pelo governo do Estado, com o objetivo de reduzir significativamente o número de ocorrências de incêndios florestais e queimadas descontroladas, que geralmente são ocasionados por:

- Fatores Naturais: combinação de risco de fenômenos naturais como estiagem, baixa umidade do ar e vegetação seca.

- Analfabetismo ambiental da população: falta de informação e instrumentos para prevenção e controle de queimadas.

- Acidentes: rompimento de cabos de alta tensão que geram faíscas, dentre outros.

- Incidentes: vandalismo; descuido ao queimar lixo, jogar “guimba” de cigarro no chão, soltar balões, acender fogueiras e outras. (ATN)