Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Tocantins, Guilherme Vaz Burns abrirá oficialmente a 10ª Semana do Peixe na segunda-feira, 02 de setembro, às 19 horas no auditório do Sebrae em Palmas, Tocantins.

A semana do peixe acontecerá entre os dias 1º e 15 de setembro, e tem como objetivo estimular o consumo de pescado e seus derivados, através da participação de supermercados, bares e restaurantes, escolas, empresas e instituições parceiras. A campanha promove uma série de iniciativas em torno do pescado, como cursos, palestras, seminários, festival gastronômico, degustações, blitz educativa, campeonatos de pesca esportiva, promoções em supermercados, além de atividades promovidas nas colônias de pescadores de Palmas e no interior do Estado.

Segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA, a campanha funciona como uma âncora, no segundo semestre, para o aumento do consumo de pescado, já que no primeiro semestre, a Semana Santa cumpre naturalmente este papel. A campanha também visa estimular os brasileiros a consumirem mais peixe atendendo assim a recomendação da Organização Mundial de Saúde – OMS que estipula um consumo médio de 12 quilos por habitante/ano, enquanto no Brasil a média não passa de 9 quilos.

Entretanto com esse tipo de ação a previsão do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), é de que o consumo nacional de pescado alcançará a média dos 12 quilos até o final de 2015.

A Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no Tocantins ao promover a 10ª Semana do Peixeno estado conta com a parceria de instituições federais, estaduais, municipais e instituições de ensino; Sebrae, Senar, Embrapa, UFT, IFTO, Governo do Estado, Secretaria de Educação e Cultura, Ruraltins, Naturatins,  Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Palmas, Ceulp/Ulbra, Faculdade Católica do Tocantins.

A campanha

O lançamento oficial da 10ª Semana do Peixe será em Brasília, no próximo dia 02 de setembro, no Mercado do Peixe, da Ceasa, às 10 horas, com a presença do ministro Marcelo Crivella. No próximo dia 06 de setembro, porém, o ministro estará em Palmas para a divulgação regional do evento e também para o lançamento oficial dos editais do parque aquícola do Lago da UHE Luis Eduardo Magalhães.

No ano passado, a Semana do Peixe aumentou o consumo nacional de pescado em 20% e conseguiu reduzir os preços em 24%, conforme levantamento do MPA.  A atual campanha vai contar com a adesão de 93 restaurantes populares e 136 cozinhas comunitárias do País, que divulgarão cartazes e cartilhas e oferecerão pratos à base de pescado.

Mais informações das atividades da semana do peixe estão disponíveis no site do MPA, www.mpa.gov.br (Ascom MPA)