Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRC-TO) orientou inúmeras pessoas neste fim de semana, sobre planejamento financeiro, com palestras sobre Orçamento Familiar no Colégio Batista, na Igreja Assembleia Missão do Aureny III e no Centro Social Padre Alicides.

Na Igreja Assembleia Missão, a coordenadora do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do CRC-TO, Edna de Maria informou que o programa é focado nas famílias. “Um desequilíbrio financeiro traz grandes problemas em uma família”, disse Edna. De acordo com a coordenadora, o objetivo principal destas palestras é ajudar as famílias a terem um controle financeiro maior e também ajudar aquelas que já estão endividadas.

O palestrante Cláudio Fontenele falou que cuidar do orçamento familiar é simples, mas precisa de disciplina e organização. “Precisa saber o que tem de renda e conhecer as despesas”, disse. Fontenele explicou que para isso, é preciso relacionar o dinheiro que entra na casa e as despesas mensais em uma planilha.

Fontenele pediu para ter cautela com os anúncios publicitários. ”Antes de comprar avalie se o produto é uma necessidade, porque vivemos um mundo que incentiva o consumismo”, falou.

Para pais e alunos do Colégio Batista, o professor de Ciências Contábeis, Adriano Andrade, orientou a todos a terem uma poupança, que deve ser alimentada mensalmente. O professor também deu dicas para as crianças. “As que ganham mesada também devem ser instruídas a poupar uma parte do dinheiro e os pais devem controlar os gastos”, explicou Andrade.

As pessoas que já se encontram endividadas também receberam algumas dicas para sair desta situação, como: ter apenas uma conta corrente para evitar gastos com taxas bancárias, calcular o tamanho da dívida, reduzir água, energia e telefone.

No Centro Social Padre Alcides, o profissional da contabilidade, Claudinir de Goes Júnior, alertou as famílias para o uso controlado do cartão de crédito, cheque especial e empréstimos. Outro grande fator que leva o endividamento, segundo o profissional, é o chamado por ele de Conceito de Ostentação. “Você compra algo que não tem necessidade, com dinheiro que você não tem, para mostrar para os outros, o que você não tem”, esclareceu. De acordo com Júnior cada um tem que levar uma vida dentro das suas possibilidades.