Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Arquivo/Ruraltins

Prosseguindo com a programação da 10ª Semana do Peixe, campanha nacional de incentivo ao consumo de pescado, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) ministra nesta terça-feira, 10, uma palestra sobre Piscicultura em tanque-rede em Brejinho de Nazaré, cidade a 92 km de Palmas.

O evento está marcado para às14h na Câmara Municipal e, de acordo com o zootecnista do Ruraltins, Thiago Tardivo, irá reunir, aproximadamente, 60 pescadores das colônias de Brejinho e Ipueiras.

O cultivo de peixe, as boas práticas de manejo e o potencial brasileiro em tanque-rede são alguns dos temas que serão abordados. “Vamos mostrar um panorama geral sobre tanque-rede e falar também sobre os editais lançados na sexta-feira, 06, para implantação dos Parques Aquícolas no lago de Lajeado”, afirma Tardivo.

Após a palestra, haverá uma mesa redonda sobre o desenvolvimento da aquicultura no município de Brejinho de Nazaré.

Semana do Peixe

A 10ª Semana do Peixe, do o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) tem por objetivo de estimular a população brasileira a aumentar o consumo de pescado e seus derivados, com foco na alimentação saudável. A campanha ocorre de 01 a 15 de setembro e conta a participação de 93 restaurantes populares e 136 cozinhas comunitárias em atividade no País.

Editais

O Ministro da Pesca e Aquicultura Marcelo Crivella, ao lado do Governador Siqueira Campos, assinou o edital para implantação dos Parques Aquícolas no lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado, em solenidade realizada, na sexta-feira, 06, no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas.

Os editais visam a seleção de produtores ou empresas para receberem o direito de uso das águas do lago da UHE Lajeado, de maneira onerosa ou não. A modalidade com custo para o uso das águas é destinada a produtores individuais ou empresas. Já a modalidade não onerosa é destinada a associações e colônias de pescadores.

Ao todo, oito parques foram criados no reservatório de Lajeado e contemplam os municípios de Porto Nacional, Palmas, Brejinho de Nazaré, Miracema do Tocantins, Lajeado, Ipueiras e Tocantínia. (Ascom Ruraltins)