Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dos 312 aprovados no certame para provimento de vagas do quadro geral - nomeados na quarta lista publicada no Diário Oficial do Estado, 65 já tomaram posse nesta primeira semana de agendamentos. De acordo com a Secretaria de Estado da Administração (Secad), outros 67 servidores estão com procedimento marcado até o fim desta semana.

Para Ricardo Anderson Pereira, natural de Penedo, Estado de Alagoas, aprovado para o cargo de engenheiro de pesca, ter sido aprovado e nomeado foi uma grande vitória. “Me formei esse ano e conseguir um emprego para trabalhar na minha área é uma forma de coroar bem os cinco anos de esforço que tive na minha faculdade”, declara, afirmando que vai atuar no município de Araguatins, a 600 quilômetros da Capital.

Em relação à expectativa de atuação como servidor concursado, o engenheiro conta estar ansioso para começar a trabalhar. “Espero contribuir bastante com o desenvolvimento do Estado, no que diz respeito à minha função e para o desenvolvimento dos produtores e pescadores da cidade onde vou trabalhar”, diz.

Até o momento já foram realizadas 3.304 convocações, em quatro chamadas. Com estas últimas nomeações, o Executivo Estadual atinge a marca de mais de 70% servidores efetivos trabalhando. A última lista de nomeações está publicada no Diário Oficial do Estado nº 3939, de 15 de agosto.

Posse

Para tomar posse os aprovados nomeados na última chamada do concurso para provimento de vagas do quadro geral, devem dirigir-se à Junta Médica Oficial do Estado, apresentando os exames médicos exigidos no edital do certame.

O passo seguinte é apresentar-se no Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev) para obter o comprovante de informações previdenciárias. Após essas etapas, o nomeado assina, na sede da Secretaria de Estado da Administração (Secad), o ato de posse.  A Diretoria de Gestão Profissional da Secad destaca que, nesta etapa, as posses estão ocorrendo a partir das 12h30.

Agendamento

Visando otimizar o atendimento para os empossandos, a Secad disponibilizou uma útil ferramenta, o E-posse, um programa que possibilita o agendamento da posse via internet, evitando filas e tumultos. O agendamento pode ser realizado pelo site www.secad.to.gov.br. O procedimento não é obrigatório, contudo, agiliza o processo. (ATN)