Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Madson Maranhão

Foto: Madson Maranhão

A produção de grãos no Tocantins cresceu 10,9%. Os dados são do levantamento consolidado de grãos, para a safra 2012/13, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O Estado produziu neste plantio 2,6 milhões de toneladas de grãos, contra 2,3 milhões da safra passada. Os números que confirmam este crescimento foram divulgados nesta terça-feira, dia 10, através do 12º levantamento da Conab.

Para o engenheiro agrônomo da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro) Anderson Pereira, a divulgação dos números do levantamento da Conab são importantes para a atração de novos investimentos para o Estado. “O levantamento mostra que o Tocantins continua líder de produção de grãos na Região Norte e com crescimento contínuo, o que aponta para novos investimentos no setor”, avaliou o agrônomo.

O principal grão produzido no Estado foi a soja, com uma safra de 1,5 milhão de toneladas, 11,1% maior que a anterior. Em seguida, o arroz com uma colheita de 565,7 mil toneladas, registrando aumento de 27,9% numa comparação a safra 2011/12. Outro destaque de produção foi o milho, com uma safra de 447,8 mil toneladas, em conformidade com o levantamento consolidado da Conab.

O Tocantins também produziu 36,7 mil toneladas de sorgo, 24,2 mil toneladas de feijão, 18,9 mil toneladas de algodão e seis mil toneladas de amendoim. De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagro, apesar de serem produzidas em menor escala no Estado, essas culturas são importantes alternativas para rotação de culturas no plantio, reduzindo a incidência de pragas e doenças no campo.

Destaque Nacional

De acordo com o levantamento da Seagro, o Tocantins é o 11º maior produtor de grãos do País, sendo o maior da Região Norte. Na produção de arroz o destaque é ainda maior, o Estado é o terceiro maior produtor, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. (Ascom Seagro)