Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Com figurino colorido, coreografia alinhada e muita animação, o Grupo Junino de Palmas - Cafundó do Brejo encantou o público no Goal to Brasil, evento realizado pelo Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) no Hotel Sheraton, em Bogotá, na Colômbia, nesta quarta-feira, 11. Esta primeira apresentação foi restrita para operadores turísticos, jornalistas e autoridades locais colombianas. As próximas performances do grupo acontecem no Shopping El Retiro, de quinta-feira, 12, a domingo, 15, gratuitamente.

A embaixadora do Brasil na Colômbia, Maria Elisa Berenguer, esteve presente na abertura do Goal to Brasil, e fez questão de ir ao camarim cumprimentar todos integrantes do grupo junino e agradecer pela bela apresentação. “Palmas está com tudo; parabenizo a todos por representarem tão bem o Brasil na Colômbia”, ressaltou.

Segundo o presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Cristiano Rodrigues, alguns promotores de eventos procuraram o representante do grupo junino cogitando trazê-los para novas apresentações no País. "Foi um sucesso a apresentação, todos ficaram encantados com a Cafundó do Brejo”, disse.

Rodrigues destacou ainda que ao final do evento, os presentes ficaram por muito tempo fotografando com os integrantes do grupo. “Apresentações como estas servem também para criar um novo elemento no imaginário dos estrangeiros, mostrar que a cultura brasileira não se resume ao samba.", finalizou.

Segundo assessoria da Embratur, é a primeira vez que o Goal to Brasil expõe ao público estrangeiro os Festejos Juninos, uma das tradições mais típicas da cultura brasileira. O grupo tocantinense foi convidado especialmente para ajudar a compor o novo projeto de promoção do Instituto.

O principal intuito do evento se concretiza na promoção para a Copa do Mundo de 2014. .“A Embratur está com ações alinhadas para transformar as festas juninas em um produto consolidado no exterior. Precisamos acrescentar ao imaginário coletivo mundial uma nova imagem do Brasil que são nossas festas juninas. Queremos que o turista estrangeiro associe o Brasil também como esses festejos, assim como faz com o Carnaval”,   ressalta a diretora de Mercados Internacionais, Leila Holsbach, que  também acompanha o evento.

O Goal to Brasil

A Embratur promoveu ao longo de dez meses (julho de 2012 a maio de 2013), 14 eventos, em diferentes países, para divulgar o Brasil como sede da Copa do Mundo Fifa 2014. O projeto formou 3.080 agentes de viagens e operadores de turismo ‘especialistas em Brasil’, e permitiu que 350 jornalistas conhecessem detalhes dos preparativos do País para os grandes eventos esportivos.

Cada uma das 12 cidades-sede foi anfitriã das edições que aconteceram no Chile, Argentina, Colômbia, Peru, Uruguai, México, Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal e Canadá.  Na Colômbia e nos Estados Unidos, o Brasil como um todo foi o anfitrião do evento.

A série de eventos  foi idealizada pela Embratur para promover internacionalmente os atrativos turísticos das cidades-sede da Copa do Mundo 2014 para profissionais de turismo, jornalistas e formadores de opinião. Este ano, a iniciativa foi premiada com o Stevie Awards, um dos mais cobiçados prêmios do mundo na área de comunicação. (Com informações da assessoria da Embratur).