Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins já está com os projetos básicos arquitetônicos de reforma e ampliação dos hospitais de Referência de Paraíso do Tocantins, Miracema e Infantil de Palmas prontos. Os editais de licitação para a escolha das empresas responsáveis pelas obras estão previstos para serem publicados num prazo de 15 dias. 

Hospital de Referência de Paraíso

A unidade será ampliada de 72 para 100 leitos, além disso, o hospital passará a contar com quatro salas no Centro Cirúrgico e o pronto-socorro será ampliado, aumentando a capacidade de atendimento e reduzindo os encaminhamentos para o Hospital Geral de Palmas.

No projeto de ampliação também está prevista a criação de 10 leitos de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) neonatal e seis leitos de Unidades Canguru, que servirão para o acolhimento com atenção integral e humanizada ao recém-nascido prematuro ou potencialmente grave.

Na reforma, o hospital também passará a contar com mais três leitos PPP (Pré-parto, Parto e Pós-Parto), específicos para o atendimento individualizado de gestantes em trabalho de parto. Nesses leitos, a gestante é assistida por uma equipe multiprofissional em um ambiente confortável, com privacidade e sem necessitar mudar de local durante o nascimento do seu bebê.

Hospital de Referência de Miracema

Em Miracema, o hospital passa de 69 para 96 leitos e com a reforma ainda ganhará 24 leitos de cuidados prolongados, destinados a pessoas que precisam de reabilitação com internação por longos períodos.

Assim como em Paraíso, também serão criados três leitos PPP (Pré-parto Parto e Pós-Parto) no Hospital de Miracema, o que otimizará o acolhimento de gestantes e recém-nascidos.

Também estão previstas a reforma e ampliação de toda área administrativa do hospital, assim como do ambulatório e do pronto-socorro.

Hospital Infantil de Palmas


O HIP vai mudar de prédio alugado para prédio próprio, localizado no Aureny I, região sul da capital. Passará de 58 para 100 leitos e ainda serão criados 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica e seis de cuidados prolongados.

A nova unidade do HIP contará com três salas cirúrgicas e também com ambulatório, pronto-socorro e serviços de tomografia e raio-x.