Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Antônio Gonçalves

A geração de emprego e renda em Palmas recebe novo impulso a partir da tarde desta quinta-feira, 12, com o lançamento oficial do projeto Desenvolve Palmas, iniciativa da Prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem). Na presença do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, de secretários municipais, vereadores, representantes da classe empresarial e de Organizações Não-Governamentais, de lideranças de bairro, presidentes de conselhos e associações, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Borges da Silveira, apresentou a proposta que vai movimentar a economia local pelos próximos anos. Pela manhã, a iniciativa foi apresentada exclusivamente para secretários municipais e representantes da imprensa.

A meta é constituir por toda a capital 50 empreendimentos de economia solidária, beneficiando 2 mil famílias de baixa renda, pois, segundo destacou Borges da Silveira, Palmas tem hoje 23 mil famílias vivendo em completa situação de miséria. “O projeto não veio só para criar desenvolvimento, mas também para gestão dos empreendimentos e depois para comercialização dos produtos. O secretário ressaltou que esse não será mais um programa financiado com recursos federais, mas que trará resultados.

O prefeito Carlos Amastha, por sua vez, parabenizou o secretário Borges da Silveira e equipe pela iniciativa, frisando que o trabalho realizado pela Sedem está acima de todas as expectativas e que está bastante satisfeito com o projeto, que conta com recursos de R$ 4 milhões disponíveis para realização de um programa com tamanha seriedade. E garantiu: “O Município vai ser o principal comprador desses produtos.”

Ao final da solenidade, realizada na Câmara Municipal de Palmas, o prefeito Carlos Amastha, e todos os secretários e representantes das pastas parceiras do projeto (secretarias da Educação, Habitação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Rural, Fundação Cultural, Agência de Turismo, além do Banco do Povo) e assinaram acordo de cooperação com a Sedem.

Na próxima semana, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego deve publicar edital para seleção criteriosa para contratação de 17 profissionais, de várias áreas, que atuarão diretamente no projeto Desenvolve Palmas juntamente com a equipe da Sedem.

Projeto

O objetivo do projeto é implementar ações integradas de economia solidária, visando estruturar processos produtivos que possibilitem o desenvolvimento econômico e social de trabalhadores de baixa renda que atuam nos empreendimentos econômicos solidários da cidade, fortalecendo a governança e a sustentabilidade das políticas públicas empreendidas para a geração de trabalho e renda.

De forma direta o projeto contemplará as seguintes metas: mapeamento das famílias, formação e assessoramento técnico, criação e fortalecimento dos espaços de economia solidária, fomento às finanças solidárias, apoio à comercialização solidária e o acompanhamento, monitoramento e avaliação de cada etapa do processo.

O projeto compreenderá todo o perímetro urbano e rural de Palmas, bem como os dois distritos. Para tanto, a cidade foi dividida em oito regiões (Centro-Sul, Centro-Norte, Extremo Norte, Aurenys, Taquaralto, Taquarí, Taquaruçu e zona rural) com o objetivo de facilitar as ações que serão implementadas. Tais como: realização de cursos de capacitação e de formação e qualificação profissional, oficinas, palestras, além da implantação do Centro Público de Economia Solidária, divulgação dos Espaços de Economia Solidária e realização de feiras e do I Festival Regional de Economia Solidária de Palmas.  (Secom Palmas)