Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado Wanderlei Barbosa (PEN) participou de sessão especial na câmara de vereadores da Capital na manhã desta terça-feira, 17, para esclarecer as dúvidas dos vereadores sobre o projeto que cria a Região Metropolitana de Palmas, apresentado pelo parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado. A sessão foi realizada a convite do vereador Lúcio Campelo (PR) e entre as dúvidas levantadas pelos vereadores estão as políticas públicas de interesse comum das cidades participantes.

Para o deputado Wanderlei, o momento foi de fundamental importância já que o projeto está sendo adaptado de acordo com as necessidades de cada município envolvido. “Antes da aprovação todas as cidades serão consultadas, para que esclareça ao máximo as dúvidas relacionadas. Estes esclarecimentos já foram feitos com os vereadores de Porto Nacional, e será estendido para outros municípios para que seja feita as alterações necessárias”, destacou o parlamentar. 

Em pronunciamento o deputado esclareceu que em nenhum momento o projeto tirará a autonomia das câmaras municipais. “Existirá um conselho consultivo formado com integrantes de Estado e municípios e o mesmo terá sua representatividade de acordo com a seu índice populacional dentro da região metropolitana”, frisou.

O vereador Pastor João Campos (PSC), destacou a importância da integração dos municípios na cidade de Aparecida de Goiânia, onde teve a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento da Região Metropolitana. “Assim como Aparecida, pude observar também o crescimento da cidade de Senador Canedo. Foi grande as benefícios para a comunidade após os municípios serem integrados, e por isso que estou pronto para discutir sobre este assunto, pois quero o desenvolvimento da nossa cidade”, frisou. 

Vale ressaltar, que para garantir um maior envolvimento com a comunidade, será realizada na Assembleia Legislativa uma audiência pública com a presença de um especialista em Região Metropolitana para mais orientações sobre o tema, mas enquanto isso, visitas serão feitas aos municípios envolvidos.

Após ouvirem os esclarecimentos do deputado Wanderlei em torno do projeto, os vereadores se colocaram a disposição para contribuir, e juntamente com o deputado criar desse projeto uma ideia de desenvolvimento regional, para alcançar o objetivo proposto, garantindo o crescimento ordenado de toda a região.

Entenda

O projeto da Região Metropolitana de Palmas integram os municípios de Porto Nacional, Monte do Carmo, Brejinho de Nazaré, Santa Tereza, Lagoa do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Novo Acordo, Paraíso do Tocantins, Lajeado, Miracema do Tocantins, Tocantínia e Miranorte.

O projeto tem o objetivo de garantir um melhor desenvolvimento das cidades, facilitando a integração regional com os municípios da região, como a melhora na gestão do desenvolvimento urbano através de políticas públicas definidas em conjunto.