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Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

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A minuta do acordo de cooperação técnica para a construção de roteiro integrado entre Palmas (TO) e Brasília (DF) foi formalizado nesta terça-feira, 17, com intuito de induzir e fomentar o turismo em ambas as capitais. Por meio do acordo, equipe técnica formada pela Agência Municipal de Turismo (Agtur) e a Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur/GDF) vão compor o Grupo de Trabalho para elaboração do roteiro, que pretende contemplar o turista de negócios, eventos e aventura.

O presidente da Agtur, Cristiano Rodrigues, ressaltou a importância da integração das potencialidades encontradas nos dois destinos para serem inseridas no roteiro, levando em consideração tanto as similaridades, quanto os atrativos peculiares de cada capital. Outro apontamento feito pelo presidente foi à questão da curta distância aérea, com percursos diretos que duram cerca de 50 minutos. “Os turistas que irão prestigiar os jogos da Copa do Mundo em Brasília, que será uma das sedes do evento, poderão contar também com esta opção”, lembrou.

Durante cinco dias, a subsecretária de Estruturação e Diversificação da Oferta Turística, Meyre France e a gerente de Regionalização da Setur/GDF, Clarissa Valadares, realizaram visita técnica à Palmas com objetivo de conhecer os atrativos da cidade in loco. Aconteceu ainda neste período, reunião com o trade turístico do Município para debaterem a viabilidade do projeto. Na ocasião, as técnicas da Setur/GDF apresentaram vídeo e distribuíram material de divulgação de Brasília.

O proprietário da empresa 40º no Cerrado, Diego Sommer, demonstrou entusiasmo sobre o roteiro integrado. “Acho excelente a ideia, agora precisamos alinhar esta conversa entre a Agtur e o trade para apresentarmos os produtos que já oferecemos ao turista daqui”, disse. O guia turístico Manoel de Andrade enfatizou principalmente a parceria entre o poder público e o privado, “acho válida esta iniciativa e acredito que esta união vai dar certo”, apostou.

A subsecretária da Setur/GDF explicou que a próxima etapa será oficializar os nomes da equipe que vai compor o Grupo de Trabalho (GT) e em seguida, providenciar a assinatura do acordo para a efetivação da rede de comunicação e montagem do cronograma das reuniões. “O GT será responsável pelo levantamento dos atrativos já comercializados em Palmas e no Distrito Federal, levando em consideração a infraestrutura, distância, sinalização, acessibilidade, singularidade, entre outros pontos”, argumentou France.