Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) defendeu, durante debate sobre a minirreforma eleitoral no Plenário, proposta de limitar a contratação de cabo eleitoral em campanhas. “Não existe vida sem política e por isso precisamos regularizar as campanhas e estabelecer limites de contratação para não permitir o aumento de forma exorbitante. O limite de contratação estabelecido por essa casa de forma clara, decente e moral trará muitos ganhos para as próximas eleições”, disse.

O texto, aprovado, foi apresentado pela senadora na forma de emenda ao substitutivo à proposta de minirreforma eleitoral (PLS 441/2012), elaborada pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR).

A proposta da senadora chegou a sofrer algumas alterações na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O texto, que previa contratação de pessoal dentro do limite de 0,5% do eleitorado de municípios com até 30 mil eleitores, passou a permitir a contratação no limite de 1%.

Nos demais municípios, a senadora propôs o acréscimo de uma contratação para cada dois mil eleitores que exceder os 30 mil. No entanto, ontem, no Plenário, os parlamentares decidiram estabelecer número de um cabo eleitoral para cada mil eleitores. (Agência Senado)