Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR), coordenado pela presidente do Sistema CNA / FAET, senadora Kátia Abreu, realizou nesta quinta-feira, 19, os trabalhos de implantação do Programa Travessia Leite e Programa Inclusão Digital no Projeto de Assentamento Maringá, no município de Araguatins. A meta do Travessia Leite é atender cinco mil produtores rurais em todo o Tocantins.

O Projeto Travessia Leite no assentamento Maringá iniciou sua primeira turma com 25 produtores rurais, que estão recebendo completa assessoria técnica e técnicas para melhorar a qualidade e produtividade do leite, ampliando sua renda e gerando lucro. Com o projeto, os produtores poderão abastecer os laticínios da região com matéria prima de qualidade, gerando credibilidade ao consumidor. O primeiro produtor a receber a visita do assessor técnico, foi Valderi Pinheiro, proprietário da chácara São José que comentou estar bastante satisfeito em participar do programa: “moramos no assentamento há 15 anos e só agora estamos recebendo esta assessoria. Estamos todos muito gratos”, afirma.  Os produtores participantes do programa poderão transformar a cadeia produtiva do leite com produção e produtividade.

Inclusão Digital

O curso de Inclusão Digital foi iniciado com uma turma de 30 produtores, com 16 horas aula. O objetivo da capacitação é disponibilizar aos produtores rurais o conhecimento necessário para que todos saibam utilizar o computador e ter acesso ao sistema globalizado de informação.

Segundo Rosirene Martins, presidenta da Associação dos Moradores do P.A. Maringá, os cursos oferecidos pelo SENAR estão proporcionando aos produtores locais mais incentivos e organização no manejo de suas atividades: “O SENAR está dando oportunidade e mais conhecimento aos nossos produtores. Percebo que eles estão mais animados e unidos na melhoria da qualidade de seus produtos e organização de seus negócios”, comenta. Ao finalizar o curso, o concluinte recebe um certificado emitido pelo SENAR comprovando sua participação no programa. (Ascom FAET / SENAR Tocantins)