Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Na tarde desta sexta-feira, 20 de setembro, as 13h34min, o 4° Pelotão de Bombeiros de Paraíso foi acionado para atender a uma ocorrência de capotamento na BR-153 no município de Miranorte, km 410, onde houve derramamento de produto perigoso e preso em ferragem.

O motorista da carreta, Adriano Rogenio G. Ferezin, que vinha de Paulínia/SP para Balsas – MA, quando no perímetro urbano da cidade de Miranorte perdeu o controle do veículo e tombou espalhando a carga de Dibrometo de diquat, também conhecido como Reglone, na pista. Com o impacto da cabine no solo o motorista ficou preso às ferragens do veículo.

Quando os Bombeiros chegaram no local o senhor Ferezin já havia sido retirado e encaminhado ao hospital  pelo SAMU de Miranorte; foi feito a retenção do líquido derramado, que por pouco não contaminou o manancial do rio Providencia, e o isolamento da área conforme descrito no manual ABQUIM (Associação Brasileira da Industria Química).

A carreta transportava aproximadamente 21 mil litros do produto em recipientes de 20 litros, foram derramados aproximadamente 400 litros do Reglone. O transbordo e carregamento da carga que foi espalhada ficou sob responsabilidade da empresa Golden Cargo Transporte e Logística Ltda que fazia o transporte do produto corrosivo e tóxico.

Será necessário uma analise laboratorial para confirmar se realmente não houve contaminação do manancial.

Trabalharam em conjunto o Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Naturatins, Secretaria de Saúde do Estado e do Município e Ibama. (Com informações do 4º PBM)