Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A cidade de Porto Velho (RO) foi palco para mais uma vitória de Jonas Irwyng Ribeiro da Cruz, no Campeonato Brasileiro Final. O atleta conquistou a medalha de prata na competição e garantiu vaga para o Campeonato Sul-americano de Judô Classe Sub-15, que será realizado nos dias 18 e 19 de outubro, no Chile.

O torneio nacional, realizado em Rondônia nos dias 21 e 22 de setembro, contou com mais de 260 judocas de 26 Estados brasileiros. Entre eles estava Jonas, que vem ganhando destaque no cenário nacional no âmbito do Judô.

O atleta conquistou medalhas em várias competições este ano, sendo as principais a Copa Minas, a Copa Periquito, os Jogos Escolares da Juventude e o Campeonato Brasileiro. Sobre sua participação no torneio nacional, o judoca afirma ter gostado da competição como um todo. “Achei tudo muito legal, inclusive a organização. A expectativa para o Chile é grande. Mas, a experiência é o que vale mais. A medalha é consequência”, disse Jonas.

Copa Sesc Sarah Menezes de Judô

Para incentivar atletas como o Jonas Irwyng a irem atrás de seus sonhos, o Sesc realiza todos os anos um festival de Judô. Este ano, o evento contará com a presença especial de Sarah Menezes, atleta com ouro olímpico conhecida internacionalmente.

São esperados cerca de 600 judocas para Copa Sesc Sarah Menezes de Judô, incluindo os alunos do Projeto Carrossel. De acordo com a supervisora do projeto, Karine Krebs, o objetivo do evento é mostrar o que está sendo feito hoje em termos de Judô e quais as dificuldades encontradas pelos atletas que chegam ao alto nível. “Pretendemos realizar um treinamento com a atleta e seu treinador, Expedito Falcão, com os participantes do evento”, diz.

Sarah Menezes chega ao Tocantins no dia 27 de setembro e vai conhecer as unidades do Sesc, onde os integrantes do Projeto Carrossel praticam Judô. “A presença de Sarah nesta edição é extremamente valiosa, tanto para os alunos do Projeto Carrossel quanto para os demais atletas. Sarah foi aluna do Sesc no Piauí e conseguiu chegar muito longe. Esperamos o mesmo para os nossos judocas”, conta o coordenador de esportes do Sesc Tocantins, Henrique Miola.A Copa Sesc Sarah Menezes de Judô será realizada nos dias 27 a 29 de setembro na unidade Tênis Sesc, região Sul de Palmas. Esta é a oitava edição do festival de Judô, que já recebeu atletas campeões, como Antônio Tenório.