Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O Detran-TO está desenvolvendo durante a Semana Nacional de Trânsito uma ação de impacto e que tem chamado bastante atenção dos cidadãos que trafegam na capital Palmas. O órgão colocou em frente ao Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, e nas saídas para Paraíso do Tocantins e Porto Nacional veículos que foram envolvidos em acidentes de trânsito.

A ação busca levar os condutores à reflexão sobre os reais perigos no trânsito e alertar a população para um comportamento mais preventivo e de segurança nas vias públicas.

Junto com o carro exposto há uma faixa com mensagem educativa da campanha ‘’Balada Consciente – Se Beber, Não Dirija’’. A responsável pelo setor de Educação para o Trânsito do Detran-TO, Márcia Rezende, afirmou que ação tem tido uma repercussão positiva. “A população tem nos dado um retorno bastante positivo das nossas ações e neste caso específico, por ser um trabalho mais impactante, o que ouvimos é que a pessoa ao se deparar com aquela situação começa a tomar mais cuidado e a se refletir sobre suas atitudes no trânsito’’.

O comerciante Luis Cláudio Silvestre Barros, diz que levou um susto ao se deparar com o veículo batido em cima da rotatória. ‘’No primeiro momento a reação é de choque, depois vem à reflexão sobre o que poderia ter ocasionado aquele acidente e sobre o que nós podemos modificar nas nossas atitudes para evitar que novos casos como este venham acontecer’’, finalizou.

Guaraí

A Ciretran de Guaraí também realiza exposição na Avenida Bernado Sayão (em frente ao Banco da Amazônia) exposição de carros que foram envolvidos em acidentes de trânsito.

Parcerias

Além do Detran-TO, diversos órgãos e instituições também desenvolverão ações para comemorar a SNT 2013 e promover a conscientização dos cidadãos.

São parceiros a Polícia Militar, Secretaria Estadual da Educação e Cultura (SEDUC), Secretaria Estadual da Saúde (SESAU), Hemocentro, Projeto 'Vida no Trânsito', Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans), Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Sest/Senat e Capim Dourado Shopping.

São parceiros do Detran-TO na Semana Nacional de Trânsito também os Centro de Formação de Condutores e Despachantes.