Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Dentro das comemorações dos 26 anos do Tocantins, celebrado no dia 05 de outubro, com a proposta de valorizar a cultura, o turismo e a população tocantinense, o Capim Dourado Shopping trás para Palmas a exposição “Retrato de outros brasis – a alma e a cara do Jalapão” que será aberta nesta sexta-feira (27/09) e segue até o dia 13 de outubro.

Por meio de poemas, fotografias e pinturas que registram uma das mais belas regiões do estado, o Jalapão, René Brunes com sensibilidade homenageia moradores históricos e apresenta pontos de referência da região.

Seja em prosa ou em verso, por meio de traços livres ou por meio de registros fotográficos, o artista descreve como proposta do projeto, “mostrar a alma brasileira como ela é... ás vezes alegre, às vezes triste, às vezes carregando nos vincos do tempo, o mapa dos sofrimentos que o calor forte do cotidiano da vida marcou”, ressalta René Brunes.

A exposição “Retrato de outros brasis – a alma e a cara do Jalapão” nasceu das viagens que há mais de 10 anos René Brunes faz a região do Jalapão, com a campanha Natal Solidário idealizado por Eudoro Pedroza e que a cada Natal leva ações solidárias para as crianças e adultos que inspiraram o artista. 

Ao visitar a exposição serão encontrados mais que registros artísticos, tem-se a oportunidade de estar diante do lado mais humano de um povo cheio de esperança, moradores dos povoados Mumbuca, Prata, Boa Esperança e Carrapato.

O paisagismo da região do Jalapão tem entre suas características a presença de dunas exuberantes e trilhas empoeiradas. Um cenário que para ser percorrido exige carros traçados. Para ilustrar essa realidade a Agência de viagens Eldorado Jalapão em parceria com Clube Jalapão Off  Road traz para exposição de René Brunes um Jeep Troller 4x4 que é uma das marcas do ecoturismo no local. 

 A exposição ficará aberta na Praça em frente à praça de alimentação. A visitação é gratuita e poderá ser feita durante todos os dias da semana.