Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A partir desta quinta-feira, 26, os veículos emplacados no Tocantins passam a ter maior segurança contra fraudes envolvendo clonagens. As placas automotivas produzidas em fábricas credenciadas pelo Detran-TO, passam a ter cinco itens de segurança que vão garantir proteção, rastreabilidade e ainda mais confiabilidade ao processo de emplacamento de veículos. As rotinas são totalmente integradas ao Detran através de sistema informatizado.  

As placas passam a contar com 2 códigos de barra, sendo um na placa e outro na tarjeta, que permitem rastrear todo o processo de produção evitando clonagens e aumentando a segurança para o usuário final.

A impressão das placas é feita no sistema chamado “Hot Stamp”, onde as letras e números são estampados em alta temperatura, evitando o uso de tintas e solventes tóxicos e a emissão de poluentes.  A película de hot stamp possui a inscrição de segurança “Detran-TO” e é de uso restrito dos fabricantes autorizados.

Em uma das laterais, a placa veicular tem obrigatoriamente o carimbo em alto relevo para identificar o fabricante, impedindo a atuação de fornecedores clandestinos.

A placa de metal tem um número de série que permite rastrear o produto até a venda ao consumidor final. O material é produzido por uma empresa alemã e atende os padrões nacionais, sendo um modelo já adotado pelos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba e Maranhão.

O padrão refletivo está mantido e a placa estampa também o selo de aprovação do Denatran em pelo menos 16 pontos distintos.

As medidas adotadas neste novo modelo de placas veiculares, vão além das determinações do Denatran e do Detran Tocantins para garantirem maior segurança aos proprietários de veículos do Tocantins e impedir ocorrências como a registrada na semana passada em Palmas envolvendo clonagem de placas.

A novidade deve ganhar as ruas inicialmente através de veículos novos que forem emplacados. A taxa é de 180 reais, vinte a mais do que vinha sendo praticado. A diferença corresponde à correção dos valores já que há 3 anos não ocorriam reajustes.

Além de ter mais segurança, os usuários poderão contar com o serviço de emplacamento dentro das unidades do Detran nas maiores cidades do estado.

Implantação do Sistema

A Asplato – Associação dos Fabricantes de Placas Automotivas do Estado do Tocantins deu início à implantação do novo sistema de emplacamento no Tocantins no fim do ano passado.  Em agosto iniciou as capacitações e os cursos para 89 funcionários das 18 fábricas credenciadas no Tocantins para que passem a operar dentro dos protocolos de segurança obrigatórios no novo sistema de emplacamento.

Os encontros aconteceram em Palmas e Araguaína e reuniram representantes de várias cidades que participaram de palestras e aulas práticas, ministradas por técnicos do Detran e por consultores do Sebrae.