Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

A primeira noite do XVII Encontro de Administradores do Tocantins (ENATO), nesta última quinta-feira, 26, discutiu as estratégias para se chegar a uma organização inovadora, através da palestra Inovação a partir de todas as pessoas e lugares, com o Diretor Superintendente (CEO) e acionista da Brasilata S.A. Embalagens Metálicas e professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, Antônio Carlos Teixeira Álvares.

Antes da palestra, as boas-vindas aos estudantes e profissionais foram dadas pelo presidente do Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA-TO), Rogério Ramos, que enfatizou que o CRA-TO está trabalhando para fazer valer os direitos dos profissionais registrados na entidade.

“Estamos fiscalizando para abrir vagas e que os administradores ocupem os seus espaços”, disse, lembrando que, após o desmembramento do Conselho Regional de Administração de Goiás, o CRA-TO buscou se estruturar para se tornar um “conselho forte e que bem represente os seus filiados”.

Representando a Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), o vice-presidente, Henrique Fragata, lembrou que há muito a se fazer, para se ter uma cidade e um Estado referências para o Brasil, e a profissão do administrador é de fundamental importância. “E vocês podem ser os administradores a liderar grandes pessoas para realizar o que está faltando para a nossa cidade, para o nosso Estado”, disse.

A deputada estadual Luana Ribeiro, registrada no CRA-TO, usou a palavra pra ressaltar que com o crescimento do Tocantins surgem grandes oportunidades para o mercado, mas para conseguir ocupar os espaços, é preciso de profissionalização.

O vice-governador do estado, João Oliveira, ressaltou a importância da administração na vida pessoal, das empresas ou das instituições governamentais. “Ser administrador é ter a visão do que se quer alcançar na vida. Não há ninguém que viva sem administração.”

O evento contou com as presenças ainda da superintendente do Sebrae Tocantins, Márcia Rodrigues, o vice-presidente do CRA-TO, Iranilson Mota, o conselheiro Rui Ribeiro, representando o Conselho Federal de Administração (CFA); José Ribamar Júnior, representado a presidente da FAET/Senar, senadora Kátia Abreu, e do prefeito de Tocantínia, Muniz Araújo.

 Inovar

“Inovação não é pílula mágica”, disse o professor Antônio Carlos Teixeira Álvares, ao abrir a primeira noite do XVII Enato. Considerado um dos 100 líderes que estão mudando os negócios no Brasil, divulgados pela revista HSM Management, Álvares mesclou a palestra apresentando informações como professor e empresário e foi enfático ao dizer que a inovação não é só uma nova ideia, “mas uma nova ideia de sucesso. Não existe inovação fracassada.”

E para uma organização ser inovadora precisa envolver todos os seus colaboradores tornando-os inventores. “As pessoas constituem a única fonte de inovação”, observou, acrescentando que uma das características de uma organização inovadora é proporcionar excelentes locais de trabalho. “É necessário adequar o ambiente para o florescimento da inovação”.

 Programação

O evento está segue nesta sexta-feira, 27, no Palácio Araguaia, em Palmas. A partir das 9 horas, serão realizadas as oficinas, “A gestão da informação na prestação de serviço”, com o presidente do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), Marcos Félix Loureiro; e “Governança em tecnologia da informação e o apoio a gestão empresarial”, às 10h30, com o Diretor de Executivo da CRP Tecnologia, Ricardo Nascimento.

O evento conta ainda com o Eprocad - Encontro de Professores e Coordenadores do Curso de Administração, que será às 15h, com a palestra “Inovação e tecnologia no ensino”, com o professor Crisólito de Sousa Lopes. Já à noite, a partir das 19 horas, haverá um talk show com empresários do estado, seguida da premiação de Painéis – Artigos, da entrega do Prêmio Jairo Brandizzi e da palestra “Gestão de Resultados”, com a Conselheira Federal pelo CRA do Pará, administradora Aldemira de Assis Drago.