Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Fundação Universidade do Tocantins – Unitins lançou nesta segunda-feira, 30, o edital do Vestibular 2014/1, que irá selecionar interessados nos cursos de Engenharia Agronômica, Direito, Serviço Social e Sistemas de Informação. Todos os cursos são gratuitos, presenciais e ministrados no Campus da Unitins em Palmas, capital do Tocantins.

Ao todo serão oferecidas 160 vagas: 112 serão selecionados no vestibular presencial e 48 vagas serão preenchidas pelos alunos que participaram do ENEM 2013, ou seja, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As aulas iniciarão no primeiro semestre de 2014.

As inscrições para o vestibular podem ser feitas através do site www.unitins.br entre os dias 7 e 20 de outubro deste ano. O processo de seleção será realizado mediante aplicação de provas que incluem Física, Química, Matemática, História, Geografia, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, totalizando 80 questões além de uma prova de Redação.

Segundo o presidente da Comissão de Concursos e Seleções da Unitins, Paulo Rogério Rocha Mascarenhas, a Instituição voltou a fazer o vestibular presencial para que os estudantes do Tocantins tenham mais oportunidade de ingressar num ensino público gratuito. “No processo seletivo anterior, 100% das vagas foram selecionadas através Sisu, mas em alguns cursos o número de vagas não foi preenchido”, explica Mascarenhas.

Para o reitor da Unitins, Joaber Macedo, a retomada do vestibular presencial e a construção do novo campus da Unitins, com previsão de ser inaugurado no primeiro semestres de 2014, marcam o caminho positivo que a Instituição vem traçando nos últimos anos. “Estamos vivendo um novo tempo, um momento marcado pelo compromisso do  governo do Tocantins com a Unitins”, afirma.  

Provas

As provas serão realizadas no dia 17 de novembro das 8h às 12h e das 15h às 18h. O local  das provas será divulgado com, pelo menos, três dias de antecedência para que os candidatos se organizem sem atrasos, já que os portões fecham às 8h no período matutino e às 15h no período vespertino.

A relação dos candidatos classificados e aprovados no Processo de Seleção do Vestibular 2014/1 está previsto para ser divulgada até o dia 11/12/2013 por meio do site da Unitins.