Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Ascom Jucetins

A digitalização do acervo está incluída no programa de modernização do registro mercantil e faz parte do termo de cooperação firmado em maio passado entre o Governo do Estado, através da Jucetins e da Sedecti com o Sebrae, que financiou o projeto que supera 790 mil reais em investimentos.

Em reunião com a superintendente do Sebrae Márcia Rodrigues e com os gestores da Jucetins para apresentação da planta de serviços a ser adotada aqui no estado, Aureliano Ribeiro Neto, gerente da Montreal, empresa vencedora da licitação realizada pelo Sebrae que vai coordenar o processo de digitalização, detalhou o projeto. “Não se trata apenas de digitalizar todo o acervo, mas sim de implantar um modelo de gestão de documentos compatível com o Siarco, Sistema Integrado de Automação do Registro Mercantil utilizado por todas as Juntas Comerciais do país”, adiantou.

Neto informou ainda que serão digitalizadas 27.000 páginas por dia, o que leva a prever a conclusão de todo o serviço no dia 13 dezembro. Neste período, todos os processos que tramitarem também serão digitalizados e os servidores da Jucetins serão capacitados para continuarem o serviço após o término do contrato da Montreal.

O presidente da Jucetins Antônio Milhomem de Castro garantiu que a reforma e adaptação do espaço físico já começaram e estarão prontas na data prevista para o início da digitalização. Também ressaltou o fato de que a Jucetins será a primeira Junta Comercial do país a ter o acervo mercantil digitalizado com certificação digital. “Orgulho para o nosso estado”, finaliza.

Para Márcia Rodrigues, a expectativa é extremamente positiva, já que se trata de uma empresa com ampla atuação na iniciativa privada e em órgãos públicos, o que traz maior segurança ao processo. “Saímos da reunião com uma data definida pela empresa contratada. Houve um alinhamento com a equipe técnica que entende e vai conduzir esse processo e vamos entregar, no dia 13 de dezembro, toda a documentação digitalizada”, conclui otimista.

A modernização do registro empresarial é um projeto que a Jucetins vem realizando nos últimos anos e que inclui, além da digitalização do acervo, a aquisição de novos equipamentos de informática, ampliação do parque tecnológico, mudança da sede e ampliação do quadro de servidores com a posse de 80 aprovados no último concurso do quadro geral