Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Márcio Vieira Governador assina carta aos constituintes relatando os avanços do Tocantins Governador assina carta aos constituintes relatando os avanços do Tocantins

Neste dia 5 de outubro, em que o Tocantins comemora 25 anos de criação, o governador Siqueira Campos assinou uma carta aos parlamentares constituintes de 1988 onde relata avanços do Estado eagradece aos constituintes que contribuíram para tornar realidade a autonomia tocantinense.

Há 25 anos era promulgada no Congresso Nacional, em Brasília, a Constituição da República Federativa do Brasil. O documento trouxe no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias a criação do Estado do Tocantins. Naquele período, a atuação do governador Siqueira Campos, então deputado federal por Goiás, foi decisiva.

A assinatura da carta foi feita publicamente no Palácio Araguaia na manhã deste sábado, 5, durante a abertura oficial da programação cultural pelos 25 anos do Tocantins.  Em oito parágrafos, conquistas históricas de uma luta secular foram descritas por Siqueira Campos após 25 anos da sessão de 5 de outubro que promulgou a Constituição:  “Até aquela data, mesmo depois de mais de 100 anos de luta, éramos apenas do Norte de Goiás, região completamente esquecida e abandonada pelos muitos governos goianos”, diz o governador no documento.

Durante solenidade no Palácio Araguaia, em Palmas, Siqueira Campos falou sobre personagens históricos como o presidente da Câmara dos Deputados na época da promulgação da Constituição, Ulysses Guimarães, e sua importância no processo que culminou na criação do Tocantins. “Sem ele, não teria sido possível”, disse o Governador em tom de uma sensível homenagem que foi aplaudida por secretários de Estado, presidentes de autarquias e cidadãos que estiveram presentes.  

Ao falar de pessoas que conviveu em sua trajetória política e de vida, o governador citou Luiz Carlos Prestes e Joel de Assis. Este, antropólogo que o acompanha há muitos anos, trabalha no governo do Estado e foi um dos homenageados neste sábado de comemorações. “Encontrei-me em situações difíceis, mas Deus me permitiu chegar até aqui. Se eu pudesse seria não um construtor de sonhos, mas da realidade que os sonhos preconizam. Quem construiu tudo que está estruturado nesse solo foi Deus que conduziu nossos colegas constituintes”, disse o governador.

Selo comemorativo

A Diretoria Regional dos Correios lançou os selos postais comemorativos pelos 25 anos do Tocantins.  “É um documento postal onde retrata a cultura do povo tocantinense, a riqueza natural e histórica. Através destes selos queremos mostrar isso a todos os rincões do País e do mundo”, explicou Paulo Werneck, diretor dos Correios.

No hall do Palácio Araguaia, 25 artistas plásticos expuseram suas obras para homenagear o mais novo Estado da Federação. A mostra está aberta durante o fim de semana, quando uma vasta programação cultural estará à disposição na Praça dos Girassóis.

O vice-governador João Oliveira, secretários de Estado e tocantinenses que nasceram ou adotaram o Estado estiveram presentes na abertura oficial. (ATN)

Arquivos Anexos