Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Depois de levar tocantinenses para diversos destinos nacionais e internacionais, o Sesc Tocantins recebe, pela primeira vez, um grupo de excursionistas de outro Estado. De 10 a 15 de outubro, cerca de 20 pessoas vêm de Pernambuco para conhecer Palmas e o Jalapão. 

De acordo com a coordenadora de Turismo da Casa Amarela (PE), Georgiane Silva, também é a primeira vez que os visitantes vem ao Tocantins. “Temos um projeto chamado Rotas Naturais, que seleciona destinos de cunho ecológico. Dentre as opções apresentadas, Palmas e Jalapão foram escolhidas”, explica. As alternativas foram Bonito, Foz do Iguaçu e Chapada Diamantina. 

A turismóloga conta, ainda, que os turistas têm entre 40 e 60 anos. Ao desembarcar em Palmas, nesta quinta-feira, os excursionistas vão conhecer os principais pontos turísticos da capital e partem para o restante do passeio na sexta, dia 11. 

Quem cuida dessa excursão aqui no Tocantins é a coordenadora de Turismo Social, Fátima Praxedes. De acordo com a colaboradora, serão disponibilizadas seis veículos com tração 4X4 para o percurso até o Jalapão. “Além disso, teremos cinco guias devidamente preparados para essa viagem”, explica.

Turismo do Sesc

O direito ao lazer e à cultura e sempre estiveram presentes nas linhas de ação do Sesc. Por isso, a entidade vê no Turismo uma forma de ampliar ainda mais o acesso a essas áreas. Ao distanciar o Turismo apenas das minorias, o Sesc prioritariamente trabalhadores de menor renda – comerciários e não-comerciários -, bem como seus dependentes de todas as faixas etárias. 

O Turismo Social no Sesc favorece novas oportunidades de lazer com baixo custo, especialmente em transporte e hospedagens, integração interpessoal, enriquecimento cultural, educacional, histórico e desenvolvimento integral da saúde.

Ao contrário dos programas convencionais, as excursões do Sesc vão além dos famosos pontos turísticos e promove diferentes visões do Brasil, relacionadas especialmente com a cultura e história de cada região. Nos roteiros: praias, estâncias ecológicas, grandes cidades, cidades históricas e festas populares.