Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Guarda Metropolitana Ambiental,  Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, através da fiscalização ambiental, Diretoria de Meio Ambiente, Siopaer (aeronave da Secretaria de Segurança Pública), realiza nesta terça-feira, 15, a partir das 10 horas, uma força-tarefa para combater os focos de incêndio na Serra do Carmo.

A  Defesa Civil de Palmas  irá  mapear e combater os focos de incêndio na região, bem como identificar os autores responsáveis e autuá-los, através do Comando de Incidente. 

Esse comando será instalado na Serra do Carmo pela Defesa Civil Municipal para coordenar as ações da força-tarefa que  contará com o apoio de 16 homens, entre bombeiros e brigadistas, uma caminhonete amarok equipada com um reservatório de mil litros de água e motor-bomba.

De acordo com o Superintendente da Defesa Civil de Palmas, Iranilto Sales, a operação será iniciada imediatamente. “Já fizemos um sobrevoo na área atingida e detectamos os focos de incêndio que serão combatidos com essa força-tarefa até que sejam todos debelados”, disse.

Incêndio provocado 

No último  domingo, 13, a Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) prendeu em flagrante o chacareiro Nelson Pereira dos Santos, por ser suspeito de autoria do incêndio que atingiu várias propriedades rurais, na altura do Km 9, saída para Aparecida do Rio Negro.

 O chacareiro acusado de atear fogo no local foi encaminhado à Delegacia do Meio Ambiente (Dema), onde  prestou depoimento, foi  multado no valor de R$ 96 mil e liberado.