Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Governo do Tocantins dá mais um passo para a consolidação do Programa Tocantins Sem Sede com a formação dos comitês e comissões para a implantação dos 99 sistemas coletivos de abastecimento de água (poços artesianos que irão beneficiar cerca de 4 mil famílias das comunidades rurais e assentamentos da reforma agrária, totalizando 20 mil pessoas nas regiões centro e norte do Estado.

 A equipe da ATS formada pelo coordenador de Mobilidade Social Uvelton Firmino dos Santos e pela engenheira Ambiental Dorcas Ribeiro dos Santos está em campo realizando encontros para a criação das comissões comunitárias formada por representantes da comunidade beneficiada e dos comitês representados pelo poder público, líderes religiosos e presidentes de associações. Dos 22 municípios beneficiados 15 já formaram seus grupos durante encontros que acontecem desde o início de outubro deste ano e se estendem até o próximo dia 7.

 Além dos sistemas de abastecimento de água as comunidades também serão beneficiadas com mais 400 quilômetros de rede distribuição de água que permitirá que os moradores levem a água para suas residências.   

 Para as obras nessa região, serão investidos R$ 19 milhões, recursos oriundos de convênio firmado entre o Governo do Tocantins por meio da ATS e o Ministério da Integração Nacional e que está inserido no montante de R$ 90 milhões do Programa Tocantins Sem Sede.

 Além das reuniões pontuais para a escolha dos membros dos comitês gestores e comissões comunitárias, a equipe da ATS faz explanação sobre o andamento do Programa Tocantins Sem Sede enfatizando suas metas, diretrizes e exigências com espaço aberto para a participação da comunidade para elucidar dúvidas sobre os benefícios destinados.

 Para o presidente da ATS, Edmundo Galdino levar os sistemas de abastecimento de água para as comunidades das regiões centro e norte, é parte da solução do Governo do Estado para acabar com a escassez de água. “As barragens, cisternas e o barramento com canais de irrigação é que fazem do Programa Tocantins Sem Sede um dos maiores projetos do atual Governo para suprir a necessidade de mais de 100 mil pessoas da área rural que não dispõem de água potável para o consumo”, concluiu.