Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A rede pública de saúde de Palmas vem registrando crescimento na realização de mamografias em mulheres nas faixas prioritárias de 50 a 69 anos de idade. Neste ano de 2013, somente até o mês de julho, já haviam sido feitos 1.466 exames, quase a mesma quantidade dos procedimentos ocorridos durante todo o ano passado, quando foram contabilizados 1.532 exames realizados pelo SUS.

O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Whisllay Bastos, explica que para estimular a detecção precoce do câncer de mama, estão sendo realizadas visitas técnicas em todas as unidades de saúde para divulgação da mamografia de rastreamento em mulheres na faixa prioritária. Ele informa também que o Ministério da Saúde está promovendo campanha para conscientização das mulheres sobre o tema, reforçando as ações do movimento “Outubro Rosa”.

A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. Para tanto é usado um equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido mamário. (Secom Palmas)