Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para aqueles que pensam que os jogos virtuais induzem ao sedentarismo e que tem pouca disposição para praticar atividades físicas, um projeto desenvolvido por pesquisadores da Faculdade Católica de Palmas e da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins mostra que é possível aliar as atividades físicas aos games virtuais.  

A proposta do Virtual Bike – um moderno simulador de passeio ciclístico que consiste na interligação de softwares de jogos a uma bicicleta real – é possibilitar que a pessoa faça atividade física e mesmo tempo de divirta brincando com um vídeo game acoplado a uma bicicleta, que responde a comandos de movimento.   

Segundo o coordenador do projeto, o professor Silvano Malfatti, o experimento foi desenvolvido com uma bicicleta, um monitor de 42 polegadas, sensor de movimentos e softwares para desenvolvimentos de jogos. “Com o experimento, sem sair do lugar, o ciclista virtual experimenta sensações como se estivesse em um ambiente real, enfrentando, por exemplo, vento, fogo, buracos e outros obstáculos na pista, além de poder medir o desempenho”, explica o pesquisador que é mestre em Realidade Virtual.  

O projeto será uma das atrações da SNCT – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Tocantins, realizada entre 21 e 25 de outubro, no IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Palmas.  

A abertura oficial será no dia 21, a partir da 19h30. A solenidade deve contar com a presença do governador Siqueira Campos, representantes das instituições parceiras e outras autoridades. O destaque da noite será o jornalista da Rede Globo, Clayton Conservani, que abordará o tema motivação através da palestra Limites Extremos

Parte da programação será no campus do IFTO e, ainda, em outros pontos de Palmas e cidades do interior do Estado. As ações são gratuitas e de acesso livre para todas as idades, sendo que nas escolas haverá estudos específicos para a divulgação de trabalhos científicos.  

SNCT 

Com o objetivo de divulgar e popularizar a ciência em todo país, a SNCT – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é promovida Sedecti – Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com o MCT – Ministério de Ciência e Tecnologia; Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; e demais parceiros. 

Parceiros do evento

Entre os organizadores e parceiros da Semana de Ciência e Tecnologia estão: MCT – Ministério de Ciência e Tecnologia; Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins; Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins; Secretaria de Esporte do Estado do Tocantins; IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; Fapt – Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins; Unitins – Fundação Universidade do Tocantins; ITPAC – Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos; Faculdade Católica do Tocantins; Ceulp /Ulbra – Centro Universitário Luterano de Palmas; Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal; Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial; SESI – Serviço Social da Indústria; IEL – Instituto Euvaldo Lodi.