Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) realizam até a próxima semana, o plantio de 10 mil mudas de árvores nativas para revitalizar e recuperar Ipucas degradas, localizadas em Lagoa da Confusão. Espécies como Landi, Canjerana, Carvoeiro, Jequitibá, Caraíba e Jacarandá, dentre outras, fazem parte do acervo de mudas produzidas especialmente para a ação.

A bióloga Poliana Ribeiro, supervisora de revitalização de bacias hidrográficas da Semades, conta que o trabalho beneficiará de 12 a 14 Ipucas, com plantio direto para recuperação de áreas parcialmente ou totalmente degradadas, além de ‘chuvas de sementes’ para áreas em estágio avançado de regeneração. “Em alguns lugares a degradação era tão grande que o plantio demandou mais de 1.000 mudas”, disse.

Monitoramento

O diretor de Recursos Hídricos da Semades, Aldo Azevedo, esteve na última quarta-feira, 16, no local para acompanhar o trabalho dos técnicos. Ele disse que após o plantio a equipe fará monitoramento mensal do desenvolvimento das mudas.

Ainda não existem dados que contabilizem a quantidade exata de Ipucas na região, mas estima-se que devem ser mais de 500. A expectativa é que esta ação estimule os fazendeiros e arrendatários de terra a assumir o custo de revitalização e recuperação das Ipucas que não serão beneficiadas pela ação da Semades.

“As Ipucas são áreas protegidas oficialmente pelo Governo do Estado, através de portaria do Naturatins. Com essa ação, queremos que os fazendeiros não só ajudem a preservar essas áreas como também assumam o compromisso de recuperarem aquelas que foram degradadas ao longo dos anos”, afirmou.

Projeto

As Ipucas são fragmentos de floresta natural, alagadas sazonalmente, que, no Tocantins, ocorrem na planície do médio Araguaia. Desde 2011, o Governo do Estado, por meio da Semades, realiza o projeto de recuperação e revitalização, com recursos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), no valor de R$ 270 mil.

Além de Lagoa da Confusão, esses fragmentos de floresta natural também ocorrem em Formoso do Araguaia e Pium. Durante o projeto, a Semades realizou seminários com proprietários rurais e moradores da região sobre a importância de preservar as Ipucas para conservar o equilíbrio do regime hídrico dos rios da região, e fez uma campanha para adesão de fazendeiros e arrendatários ao projeto. (Ascom/Semades)