Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A animação em curta-metragem Ed., do Rio Grande do Sul, dirigida por Gabriel Garcia, foi eleito o melhor filme da Curta Mostra Cinema nos Bairros da 13ª Goiânia Mostra Curtas, realizada entre 17 e 19 de outubro, em três bairros de Goiânia. O vencedor, conforme preferência do júri popular, recebe o Troféu Icumam. A 13ª Goiânia Mostra Curtas é uma realização do Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam), com o patrocínio da Petrobras, Sesi – Conselho Nacional, Fundo Nacional de Cultura, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Oi Futuro, via Lei Goyazes; e apoio do Sebrae Goiás e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. 

Balanço

Segundo a direção do festival, apesar do período chuvoso, um público médio de 3.000 pessoas de todas as idades compareceu às sessões nos bairros Jardim Mariliza, Jardim Balneário Meia Ponte e Jardim Aritana. Dentre os seis curtas-metragens exibidos, a plateia elegeu a animação que narra os cinquenta anos de muitos amores, aventuras e histórias marcantes de Ed, que quer acabar com toda essa história. Filmes de São Paulo, Rio de Janeiro e de Minas Gerais ─ entre curtas de ficção e animação ─ também estavam na disputa.

A Curta Mostra Cinema nos Bairros é a última etapa da programação do festival realizado de 8 a 13 de outubro, no Teatro Goiânia, em Goiânia-GO. As sessões em praça pública integram o programa de democratização audiovisual do festival, que também se dedica à qualificação profissional e formação de plateias para o cinema nacional.

Para a diretora geral da 13ª Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, a décima terceira edição entra para a recente história da Goiânia Mostra Curtas como uma das mais bem sucedidas a despeito da dificuldade de captação de recursos, até o último momento de produção. "Os resultados positivos da primeira edição do Icumam Lab – Laboratório de fomento à produção audiovisual no Centro-Oeste, com o desenvolvimento de projetos de nove longas-metragens da região; a palestra sobre direitos autorais no audiovisual com o advogado Pedro Vilhena, o encontro sobre representatividade de classe no audiovisual brasileiro e todos os eventos da programação mostram o quanto o festival está atento às atuais e crescentes demandas no segmento audiovisual nacional", avalia Abdalla.

Segundo ela, a estimativa de público da 13ª Goiânia Mostra Curtas é de 12 mil pessoas, participantes das mostras e outras atividades como oficinas, encontros, palestra, debate e Icumam Lab – Laboratório de fomento à produção audiovisual no Centro-Oeste. Ao todo, o festival exibiu 90 filmes e vídeos produzidos em 14 estados brasileiros. A 14ª Goiânia Mostra Curtas está prevista para 7 a 12 de outubro de 2014.