Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Os últimos três meses do ano aquecem o mercado e aumenta o número de contratação temporária. Dentro dessa perspectiva, a Câmera de Dirigentes e Lojistas de Palmas (CDL) trabalha com a expectativa de que Palmas siga o ritmo nacional e tenha um crescimento de 1,3% nas contratações temporárias, em comparação ao ano anterior, e de 7% em relação a 2011. Uma das ações desenvolvidas pela entidade para fomentar o comércio nesse período é campanha “Natalzão CDL”.

De acordo com dados da Confederação Internacional de Trabalho Temporário, o Brasil é o segundo país no ranking mundial de trabalho temporário, atrás apenas dos Estados Unidos. Já os números da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) preveem para esse ano a criação de 159 mil vagas na indústria e no comércio.

Para Cleide Brandão, presidente da CDL de Palmas, esse é um período bom tanto para comércio que é aquecido, quanto para quem está em busca de uma vaga efetiva no mercado de trabalho.  “As vagas são para atender as demandas dos supermercados, de lojas do varejo em geral e Shoppings Centers. Em média 20% dos funcionários temporários são efetivados, o que representa uma ótima oportunidade para quem quer ingressar no mercado”, ressaltou a presidente.

Nesse período as vagas geralmente são preenchidas por estudantes de faculdade ou do ensino médio e por candidatos com faixa etária entre 18 e 45 anos. Muitos contratados não têm experiência no mercado de trabalho. Em 2012 a Asserttem registrou 157 mil contratos temporários no país, um aumento de 5,5% em relação ao ano anterior.

Visando o aquecimento da economia local a CDL de Palmas, promove todos os anos, a campanha “Natalzão CDL” que desenvolve ações para aumentar às vendas no comércio de Palmas e motivar as contratações temporárias.

Com a campanha de Natal desenvolvida pela entidade, os consumidores que compram, a partir de R$ 50,00, nas lojas com o selo identificador da campanha, ganham um cupom e concorrem a prêmios. Esse ano os prêmios são quatro motos e um carro zero quilômetro (1.0, com quatro portas e com ar condicionado). Além disso, os vendedores que tiverem seus nomes nos cupons “premiados” também ganharão como prêmios, quatro cartões Brasil Card no valor de R$ 500,00, cada.  Outra novidade é que o lojista que vender o cupom premiado do carro ganhará uma moto.