Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Os alunos de instituições de ensino superior de todo País estão tendo a chance de colocar em prova as suas habilidades em gerir negócios virtuais, encarando o Desafio Universitário Empreendedor.  A competição, de nível nacional, é educacional e desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A primeira etapa (estadual) encerra-se no próximo dia 31 de outubro, onde os três primeiros melhores ranqueados de cada unidade federativa são automaticamente classificados e formarão a equipe do seu estado na etapa final da competição, que acontece entre os dias 31 de novembro a 03 de dezembro em Brasília.

Neste ano, o torneio foi rebatizado (chamava-se Desafio Sebrae) e conta com novas atividades inovadoras.  São jogos gratuitos na internet, cursos - muitos deles sem custos -, disciplina que ensina conceitos de empreendedorismo dentro da Universidade e bate-papo com especialistas, que irão passar noções de marketing, fluxo de caixa, recursos humanos e liderança para os competidores. 

No Tocantins os universitários estão engajados no Desafio, eles estão aproveitando a oportunidade de testar sua capacidade empreendedora e saber se o seu pequeno negócio sobreviveria em meio às turbulências do mercado. Essa experiência é feita de maneira segura e sem perder um único centavo, por meio de uma espécie de simulador do mercado. A estudante de engenharia de minas da Ulbra, Andressa Richelly Costa dos Santos, disse que está curtindo muito a competição. “Os jogos são muito bons e ajudam bastante a estimular o empreendedorismo”, explica. 

Até o fechamento desta matéria, Andressa se encontrava na segunda colocação do ranking do torneio no Estado. A competidora conta que é preciso dedicação para ter um bom desempenho no Desafio e saber programar bem o seu tempo para lidar com o estudo e a competição. “Pela manhã eu estou na aula e durante tarde me dedico aos estudos e aproveito também para acompanhar o desempenho dos outros competidores. Já durante a noite me engajo na competição, tentando pelo menos manter minha colocação e acompanhar os outros concorrentes”, explica. 

Outro tocantinense bem colocado no ranking é o estudante de Direito também da Ulbra, Ismael da Silva Bezerra. O competidor, que até o fechamento desta matéria se encontrava na primeira colocação do torneio, ressalta a qualidade da plataforma (página da internet com os aplicativos), que apresenta várias opções. “Os jogos e os cursos oferecidos estão contribuindo bastante para o meu aprendizado e isso vai me ajudar no futuro nas minhas tomadas de decisões e a lidar com as mais diversas situações que ocorrem no cotidiano de uma empresa”, relata. 

Como funciona

A ferramenta do Sebrae é estruturada em forma de competição. Cada ação do participante possui pontuação específica e, quem acumular mais pontos, será o vencedor. Com os jogos é possível acumular até 1 milhão de pontos (cada jogo contribui com até 100 mil pontos). Já o curso de empreendedorismo, na própria universidade, rende outros 100 mil. Com o Papo de Negócios, uma conferencia com especialistas, transmitida pela internet, o aluno pode acumular 20 mil pontos em cada evento - são feitos dois por ano, voltados para o Desafio Universitário Empreendedor.

Os cursos de educação a distância oferecidos pelo Sebrae têm um limite de até dez cursos em um ano e também podem somar até 100 mil pontos. As atividades presenciais ofertadas pelo Sebrae, como o seminário Empretec, que desenvolve um comportamento empreendedor, por exemplo, não tem limite de pontuação e cada um tem um valor diferente, pois a carga horária e os objetivos não são iguais.

Prêmios

Os três primeiros colocados de cada unidade da federação receberão um smartphone, um kit estudante e um troféu. A final nacional será disputada presencialmente pelos primeiros colocados de cada estado, ou seja, 81 finalistas (três por estado). Os estudantes participarão de atividades em que terão que lidar com situações de convivência, administração do tempo para cumprir os prazos e tomar decisões gerenciais que definirão o sucesso da empresa.

Os prêmios para os três primeiros lugares nacionais são um tablet, uma viagem internacional de até dez dias a um centro de referência mundial em empreendedorismo e um troféu. Os vencedores conhecerão universidades, instituições de fomento e empreendimentos locais. Na final nacional, a competição será realizada em equipe, formada pelos três finalistas de cada Estado.

Na disputa, a instituição de ensino e os professores também ganharão prêmios pelo número de indicações que receberem online dos alunos.

Saiba mais

Estudo inédito realizado pelo Sebrae aponta que em 2011 cerca de 700 mil jovens com graduação universitária eram donos de seu próprio negócio. Esse número é quase o dobro do registrado em 2001, quando apenas 370 mil jovens com até 34 anos e Ensino Superior estavam à frente de um negócio. (ASN-TO)