Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Guarda Metropolitana de Palmas apreendeu na tarde da última segunda-feira, 28, um caminhão carregado de galhos e toras de eucaliptos, resultado de poda ilegal realizada por uma empresa terceirizada que presta serviços para Companhia de Energia de Rede Elétrica do Estado do Tocantins (Celtins). Ao todo  treze árvores de eucaliptos foram derrubadas e  cortadas ilegalmente na Quadra 404 Sul, em frente a Faculdade ITOP.

A Guarda Metropolitana de Palmas  foi acionada após denúncia do  senhor  José Adelmir Goetten, morador da quadra. No local foram apreendidas ainda duas escadas  e uma motosserra.

Quem passa pela Avenida NS-02, em frente ao ITOP, percebe  o vazio na área verde  provocado pelo  corte dos eucaliptos que na maioria  foram cortados  integralmente e não apenas feito a poda perto da fiação elétrica.

O  responsável  pela equipe de poda  da empresa, André Nogueira, justificou o ato. “A Celtins nos informou que todas as árvores próxima a rede de energia elétrica já são liberadas pela prefeitura  para poda”, disse.

A empresa Selvat – Serviços de Eletrificação  foi autuada e multada no valor de R$ 13 mil  pelo corte de árvores  em logradouro público sem a licença ou registro do órgão competente.  

A Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas, também multou a empresa no valor de R$ 1mil por utilizar motosserra sem a licença do órgão ambiental.