Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Tendo à frente Tiago Andrino, a Secretaria de Governo e Relações Institucionais (Segri), é uma pasta meio, que, além de manter o vínculo institucional com a Câmara Municipal de Palmas, visa também  a agregar os diversos órgãos da gestão municipal, supervisionando e auxiliando importantes coordenações da Prefeitura. 

Fazem parte da Segri a Assessoria Política, a Coordenação de Políticas sobre Drogas, a Assessoria Especial de Mobilização dos Movimentos Sociais, a Subprefeitura Região Sul, a Coordenadoria de Juventude, a Assessoria Técnica e de Planejamento, a Diretoria da Administração, Finanças e Recursos Humanos, a Superintendência da Mulher, Direitos Humanos e Equidade.

 Durante os primeiros 300 dias de atuação na administração municipal, a Secretaria destaca algumas das suas principais ações, no estreitamento de relações institucionais com o Governo Federal, Estadual, Municipais e Movimentos Sociais. Ressalta, também, a manutenção de relações com o público por meio de atendimentos diários, e a atuação como intermediador de importantes projetos na Câmara Municipal. 

Para o titular da Segri, Tiago Andrino, esses primeiros 300 dias foram marcados pela melhoria da infraestrutura da cidade, e por importantes conquistas para o município, principalmente na aprovação de importantes projetos na Câmara Municipal e Governo Federal. “Pegamos uma cidade que era Capital da dengue, e dos buracos, agora temos uma cidade limpa, organizada, e com bons projetos já aprovados, como a regularização do Santo Amaro, e aprovação de recursos para o sistema de BRT, Transporte Rápido por Ônibus”, destacou Andrino.  

Confira as principais ações 

A Segri, por ser uma secretaria meio, proporcionou a integração do município com diversas frentes como o Conselho Empresarial, Consórcio Intermunicipal para Gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins (CI-Lago), Consórcio Intermunicipal de Saúde, Encontro de 100 prefeitos tocantinenses com a Ministra-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti. Também Iniciou as negociações para a criação da Região Metropolitana de Palmas (RMP) e proporcionou atendimento para os lideres comunitários.

Em políticas direcionadas para a juventude, a Secretaria, por meio da Coordenadoria de Juventude, entregou 700 Cartões do estudante, foram abertas 400 vagas no projeto ProJovem Urbano, e 1500 no ProJovem Trabalhador, em parceria com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico. Durante a temporada de verão inovou com a criação da Arena Jovem, que realizou cerca de 1500 atendimentos.  Junto com a Coca Cola levou cerca de 800 espectadores, entre crianças, jovens e adolescentes, ao Cinema Itinerante Coca Cola e realizou a Copa Coca Cola, com  176 jovens atletas e mais  de 2000 espectadores.

Para o combate e a prevenção ao uso de drogas na Capital, são fomentadas atividades de políticas sobre drogas, como a reativação do Conselho Municipal sobre Drogas, a assinatura do Programa “Crack é Possível Vencer” e a realização da Semana Municipal Sobre Drogas. 

Também nesta Gestão foi dada atenção especial aos movimentos sociais, com a criação da Assessoria Especial de Mobilização dos Movimentos Sociais, que proporcionou a criação do Fórum Permanente dos Movimentos Sociais e o Conselho dos Movimentos Sociais. E ainda buscou entendimentos junto às principais entidades que têm como foco a questão da Moradia, como Organização Popular de Moradia (OPM), Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), União Nacional de Moradia Popular (UMNP), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e Movimento dos Sem Terra (MST). 

Para atender a região Sul da Capital, foi implantado a Subprefeitura da Região Sul que recebeu uma sede com estrutura para atendimento da população, e já apresentou solução para algumas das demandas daquela região, como a inauguração do eixão do assentamento PA FIT, patrolamento do setor Morada do Sol I, limpeza do setor Bela Vista em Taquaralto e Santa Fé I e II. 

A Segri também possui assessoria técnica de planejamento, que atualmente em conjunto com outras secretarias participou de importantes projetos, como a preparação e elaboração do Plano Plurianual (PPA), elaboração dos projetos SICONV e  Protejo e Estação Juventude, para a Coordenadoria da Juventude, pleiteando verbas junto ao Governo Federal, e assessoramento às demais coordenações da Secretaria. 

Outra vertente priorizada pelo órgão municipal é a preocupação com o direito da mulher e das minorias étnicas e raciais. Para isso, a Superintendência da Mulher, Direitos Humanos e Equidade (Sumudhe), elaborou projetos para captação de recursos junto à  Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM) que disponibilizou o valor de 300 mil reais, para capacitação e formação de Jornalistas na área de direitos humanos da Mulher, com biblioteca e sala multimídia.