Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Em novembro, as salas de cinema do Sesc Tocantins vão exibir quatro documentários musicais brasileiros: “Jards”, “Os Doces Bárbaros”, “Hermeto Campeão” e “Tom Zé ou Quem irá colocar uma dinamite na cabeça do século?”. Os filmes da mostra Novembro Sonoro estarão em cartaz entre os 1° e 24, em Palmas e Gurupi, e a entrada é gratuita.

Confira as sinopses, datas e horários:

“Jards”: o documentário, dirigido por Eryk Rocha, trata da vida e obra do cantor, músico e ator Jards Macalé. O artista carioca cresceu rodeado de música, estudou compositores eruditos, mas sempre representou a MPB. O longa retrata um pouco do processo criativo do último álbum do autor de canções como "Vapor Barato", "Gothan City" e "Movimento dos Barcos" e sua destreza com diversos instrumentos musicais. A mostra será exibida aos sábados às 19h30 em Palmas e às 19h em Gurupi. Aos domingos, as sessões serão às 16h. Essa exibição é uma realização do Sesc e do Itaú Cultural.

“Os Doces Bárbaros”: O filme registra acontecimentos como os ensaios gerais, o assédio dos fãs e da imprensa, a prisão e julgamento de Gil pelo envolvimento num incidente policial com a Delegacia de Tóxicos de Florianópolis. Além disso, mostra os espetáculos do Anhembi e do Canecão e a performance dos baianos com muita leveza, espontaneidade e magia, dando o depoimento de uma época e de um movimento musical de formação tipicamente brasileira. O filme será exibido toda sexta-feira às 19h30 em Palmas e às 19h em Gurupi. Aos sábados, o filme começa às 16h.

“Hermeto Campeão”: A história de Hermeto Pascoal, que é incontestavelmente um dos maiores músicos brasileiros, é o tema central deste filme. O documentário evoca a inspiração, a maneira de compor e os pontos de vista de Hermeto Pascoal sobre a fama, o dinheiro e o trabalho. Os componentes do conjunto fazem pequeno depoimento sobre o que é trabalhar com Pascoal.

“Tom Zé ou Quem irá colocar uma dinamite na cabeça do século?” O filme é um retrato estético do cantor e compositor Tom Zé, considerado uma das figuras mais originais da música popular brasileira. Participante ativo do movimento musical conhecido como Tropicália nos anos 1960, o cantor se tornou uma voz alternativa influente no cenário musical do Brasil.

Os filmes “Hermeto Campeão” e “Tom Zé ou quem irá colocar uma dinamite na cabeça do século?” serão exibidos juntos, às sextas a partir das 16h, e aos domingos às 19h30 em Palmas e às 19h em Gurupi. Todas as sessões da Mostra Novembro Sonoro são gratuitas e têm entrada livre para todas as idades. 

Serviço

Mostra  Novembro Sonoro

Data: 1º a 24 de novembro

Local: CineSesc Palmas e Gurupi

Entrada gratuita

Programação

Sextas

16h – Hermeto Campeão e Tom Zé ou quem irá colocar uma dinamite na cabeça do século?

19h – Os Doces Bárbaros (Gurupi)

19h30 - Os Doces Bárbaros (Palmas)

Sábados

16h - Os Doces Bárbaros

19h – Jards (Gurupi)

19h30 – Jards (Palmas)

Domingos

16h - Jards

19h - Hermeto Campeão e Tom Zé ou quem irá colocar uma dinamite na cabeça do século? (Gurupi)

19h30 - Hermeto Campeão e Tom Zé ou quem irá colocar uma dinamite na cabeça do século? (Palmas)