Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os estudantes tocantinenses que foram campeões dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), etapa de 15 a 17 anos, embarcam nesta terça-feira, 5, às 13h, para representar o Estado na competição nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que acontece de 7 a 16 de novembro, em Belém/PA, com a participação de mais de 4 mil atletas de todo o País.

A delegação é composta por cerca de 150 integrantes. Nesta terça-feira, viajam 61 atletas e equipe técnica para as disputas das modalidades individuais de atletismo, tênis de mesa, xadrez, ginástica, rítmica, ciclismo, judô, natação, e vôlei de praia.

No próximo dia 10, outros 91 alunos e técnicos seguem para a capital paraense, onde irão participar do maior competição esportiva estudantil do Brasil nas modalidades coletivas: futsal, handebol, voleibol e basquetebol.

De acordo com a chefe da delegação Tocantinense, Waltineth Neves, a expectativa de medalhas cresce a cada ano com os investimento do governo do estado destinados à prática esportiva nas unidades escolares.

Desde 2011, o governo estadual disponibiliza agasalhos oficiais e kits para os atletas competirem. Neste ano, eles receberam também uniformes completos, incluindo calçados apropriados para cada modalidade. Para a aquisição dos mais de 600 itens o governo destinou R$ 265 mil em recurso do tesouro estadual.

Campeões da etapa de 12 a 14 anos

Os atletas do Tocantins, da categoria 12 a 14 anos, estiveram em Natal-RN para a primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude (Jejuve), entre os dias 09 e 14 de setembro.

A estudante Ana Beatriz Nazeozeno, trouxe o primeiro ouro do Tocantins no ciclismo feminino. No Judô, Jonas Irwyng conquistou a medalha de prata peso meio-leve.

No voleibol, as tocantinenses conquistaram, além da medalha de prata, a vaga na primeira divisão da modalidade nos Jogos. As atletas Beatriz Sponholz, Ana Caroline Figueiredo e Lya Cristofari também foram convocadas para um período de treinamento e avaliação na base da Seleção Brasileira de Voleibol. (Ascom Seduc)